PUBLICIDADE
Notícias

BNDES: cresce otimismo de investidor externo com portos

11:47 | 20/03/2013
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse, nesta quarta-feira, que tem recebido muitos investidores internacionais nas últimas semanas. Segundo ele, a procura é tanto de investidores financeiros, como fundos, bancos e gestores de ativos financeiros, como de operadores, interessados em "aeroportos, portos, rodovias e até em ferrovias". Coutinho participou há pouco, em Brasília, da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional.

Os investidores buscam mais informações e até pedem "conselho" em relação a possíveis parcerias com empresas brasileiras. "Mas a gente não indica, apenas mostra uma lista de operadores brasileiros qualificados", esclareceu Coutinho.

Para Coutinho, chama atenção o interesse no setor portuário. Além das operadoras de rodovias, que são as que procuram o BNDES com maior frequência, o presidente disse que tem sido bastante procurado por operadores de portos. "Nesta semana, recebi um grande operador portuário europeu. Na semana passada, recebemos um grande operador asiático interessado em portos", afirmou.

Eles aguardam, segundo Coutinho, definições em relação à MP dos Portos (595/2012), que tramita no Congresso Nacional. "Eles aguardam a lei para ter total segurança jurídica", explicou. O texto enviado ao legislativo agrada os investidores, de acordo com o presidente do BNDES. "Agrada principalmente a flexibilização do regime de terminais de uso privativo, a não exigência de carga própria. Isso tem motivado muito interesse", disse.

Trimestre

Sobre o desempenho do BNDES desde o começo de 2013, Coutinho se limitou a dizer que "está indo bem". Lembrou que entre janeiro e fevereiro foram desembolsados mais de R$ 20 bilhões. "E março está indo bem, mas ainda estamos no meio do mês", disse.

TAGS