PUBLICIDADE
Notícias

BC do Chipre espera programa de suporte até 2ª feira

09:06 | 21/03/2013
Um plano para salvar a economia cipriota é esperado até segunda-feira, disse nesta quinta-feira o presidente do Banco Central do Chipre, Panicos Demetriades. "Eu espero um plano de ajuda à economia do Chipre até segunda", disse, sem fazer mais comentários.

Mais cedo, o Banco Central Europeu (BCE) ameaçou cortar os financiamentos emergenciais para os bancos do país, que enfrentam uma situação de crise, caso o governo não chegue a um acordo sobre o pacote de resgate até segunda-feira. "O Conselho do Banco Central Europeu decidiu manter o nível atual de Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla em inglês) até a próxima segunda-feira, 25 de março", disse o BCE em comunicado.

O Parlamento do Chipre rejeitou na terça-feira um acordo com a zona do euro que inclui uma controversa proposta de taxar depositantes dos bancos do país. Ontem, o Chipre teve novamente suas possibilidades de resgate diminuídas depois que seus credores rejeitaram um plano alternativo proposto pelo governo como garantia para o pacote de resgate.

Os políticos do Chipre estão agora analisando cenários diferentes sobre o plano de resgate, incluindo a cobrança de uma taxa menor sobre depósitos acima de 100 mil euros, uma perda (haircut) voluntária em troca de bônus nacionais ligados a receitas futuras de gás natural e a formação de um "banco ruim" para ajudar na dissolução do endividado Banco Popular do Chipre. As informações são da Dow Jones e da Market News Internacional.

TAGS