Setor de consórcios alcança lucro recorde de R$ 80 bilhões
Em 2012, o setor totalizou 2,53 milhões de novas cotas comercializadas. A expansão foi de 1,6% sobre as 2,49 milhões de 2011. Nos últimos dez anos, se compararmos as 1,56 milhão de cotas vendidas em 2002 com o total acumulado em 2012, verificamos uma evolução de mais de 62%.
Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), as contemplações acumularam 1,23 milhão (jan-dez/2012), também recorde, 12,8% mais que as 1,09 milhão (jan-dez/2011).
A expansão mostra uma mudança de comportamento dos brasileiros com sua renda, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, “Essa situação reafirma que o brasileiro tem adotado uma postura de planejamento e baseia seu crescimento patrimonial ou a realização dos sonhos de consumo na educação financeira”, disse.
Consórcio de veículos
No setor de veículos automotores, os consórcios deverão ser maioria na categoria leve (automóveis, camionetas e utilitários) que, segundo a Anfavea e Fenabrave continuará aquecido e com estimativa de aumento entre 3% e 4,5% com destaque para a estabilidade dos preços e a acirrada concorrência entre as marcas.
Entre os veículos pesados (caminhões, ônibus, tratores, implementos rodoviários e agrícolas, entre outros), há fatores que impactarão as vendas de novas cotas. Após retração no mercado de caminhões no ano passado, dados preliminares sinalizam recuperação com expansão e renovação de frotas.
Redação O POVO Online