PUBLICIDADE
Notícias

Rosenberg vê retomada gradual da economia, após IBC-Br

10:49 | 20/02/2013
A economista-chefe da Rosenberg & Associados, Thaís Zara, disse que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta-feira, mostra que "a sensação de piora (da economia) ficou para trás". "Já deixamos o fundo do poço. Estamos voltando a crescer de modo lento e gradual", afirmou. Ela prevê alta de 2,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.

O IBC-Br subiu 1,64% em 2012, no dado sem ajuste sazonal. O indicador serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. O índice avançou 0,30% no primeiro trimestre, 0,58% no segundo, 1,12% no terceiro e 0,62% no quarto, nos dados com ajuste na comparação ante o trimestre anterior. A economista não alterou sua previsão para o PIB do quarto trimestre (0,8%) e de 2012 (0,9%).

Thaís disse que o IBC-Br veio "razoavelmente" dentro do esperado. Ela comentou que, em dezembro, houve uma certa desaceleração. "O comércio varejista teve a primeira queda depois de seis meses de alta consecutiva", afirmou, classificando o recuo como natural. "Depois de muitos meses de alta, é natural um mês de fôlego. O setor deve continuar crescendo no começo de 2013." A economista também prevê que a indústria volte a registrar avanços e projeta alta de 2,7% para o setor neste ano.

TAGS