PUBLICIDADE
Notícias

PMI HSBC da China recua para 50,4 em fevereiro

23:19 | 28/02/2013
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da China, medido pelo HSBC, recuou para 50,4 em fevereiro em comparação com a leitura de 52,3 em janeiro. A queda sugere que a recuperação econômica chinesa pode ter parado em fevereiro e renova as preocupações sobre o crescimento da segunda maior economia mundial.

No entanto, analistas dizem que os dados econômicos de fevereiro podem ter sido distorcidos pelo feriado de uma semana do Ano Novo Lunar. De qualquer maneira, a atividade industrial continua no campo positivo. Isso porque uma leitura abaixo de 50 indica contração da atividade industrial do setor privado, enquanto qualquer número acima de 50 representa crescimento.

"A leitura final do PMI de fevereiro sugere um ritmo mais lento de expansão da produção", disse Qu Hongbin, economista-chefe do HSBC para a China, em comunicado. "Mas a recuperação da China continua com a melhora das condições da demanda doméstica e do mercado de trabalho. O ritmo da recuperação em curso é leve, o que não implica a necessidade de (o banco central) apertar a política monetária tão cedo."

O PMI HSBC é baseado em dados compilados a partir de respostas a questionários mensais enviados a executivos de mais de 420 empresas de manufatura. As informações são da Dow Jones.

TAGS