PUBLICIDADE
Notícias

Chuva reduz atividades no comércio de Fortaleza

11:38 | 15/02/2013
NULL
NULL
Em dias de chuva, em geral os consumidores preferem adiar a ida às lojas. O fenômeno natural acaba reduzindo o movimento no comércio, segundo especialistas. No entanto, não há uma previsão de quanto é a redução do faturamento do setor em Fortaleza.

Para a professora da faculdade CDL, Ana Dias, a chuva pode atrapalhar a atividade do comércio, mas não pode ser vista como um problema. Segundo ela, é um período sazonal que acaba alterando a programação dos consumidores.

“Se está chovendo e ia fazer compras, eu me programo e espero que passe a chuva, mas não deixo de ir. Há um deslocamento da venda do período de chuva”, avalia. As lojas de rua acabam sendo mais prejudicadas, de acordo com a professora Ana Dias.

A redução das atividades comerciais durante a chuva é natural, segundo o presidente da Associação dos Empresários do Centro de Fortaleza (Ascefort), Maia Júnior. Ele destacou que é um evento natural que não deverá trazer grandes influências para o faturamento do mês.

As lojas de rua do centro da cidade de fato são mais impactadas, de acordo com Maia Júnior. “O centro de fortaleza é o para-choque da economia do comércio do estado do Ceará. Tudo de bom e de ruim sente primeiro”, avaliou.

Já o comércio nos shoppings não deverá ser afetados pela quadra invernosa, de acordo com o presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers do Ceará (Aloshop-CE), Abílio do Carmo. Ele destacou que 90% dos acessos aos shoppings são fechados e que há estacionamento próprio. “Neste primeiro momento há um impacto e depois as pessoas voltam a comprar”, disse.

Teresa Fernandes

TAGS