PUBLICIDADE
Notícias

Bernanke defende Fed de acusações de republicano

14:40 | 26/02/2013
O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, defendeu a política de estímulo à criação de empregos da instituição ao responder a críticas fortes de um senador do Partido Republicano. O senador Bob Corker, do Tennessee, perguntou a Bernanke se ele tem alguma preocupação quanto a como o Fed "está jogando idosos debaixo do ônibus" e "punindo poupadores". Bernanke respondeu que o Fed está preocupado com o efeito do desemprego de longa duração e com o dano causado pelo fato de as pessoas serem mantidas afastadas do mercado de trabalho por longos períodos de tempo.

O presidente do Fed mostrou irritação quando Corker o descreveu como "o maior pombo desde a Segunda Guerra Mundial". Bernanke respondeu que embora ele possa ser considerado um "pombo" em alguns aspectos, seu histórico de combate á inflação é um dos melhores entre todos os presidentes que o Fed teve nesse período.

"Trabalhamos dos dois lados de nosso mandato. Estamos tentando alcançar uma economia mais forte para todos", disse Bernanke. Ele acrescentou que se o Fed seguisse as recomendações do senador Corker e elevasse as taxas de juro agora, antes de a economia se firmar, isso jogaria os EUA de volta à recessão.

O presidente do Fed também discordou da acusação de Corker, de que o Fed deu início a uma guerra cambial global. "Não estamos engajados em uma guerra cambial", disse Bernanke, acrescentando que o Fed não tem metas para o valor do dólar. As informações são da Dow Jones.

TAGS