PUBLICIDADE
Notícias

Ministro Guido Mantega empossa novo presidente do BNB. Cid Gomes estará presente

11:37 | 06/09/2012
A posse do novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ary Joel Lanzarin, está prevista para começar a partir do meio-dia desta quinta-feira, 6. O ministro da Fazenda, Guido Mantega confirmou a presença. O governador Cid Gomes também participará da solenidade de posse. O ato ocorrerá no Centro Administrativo do BNB, no Passaré.

Além de Guido Mantega, estarão presentes os ministros Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e Garibaldi Alves, da Previdência Social.

Entre os governadores do Nordeste, até o momento, está presente apenas a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Entre ex-presidentes do BNB que confirmaram participação na posse de Ary Joel está o deputado federal Mauro Benevides, que desembarcou na noite de quarta-feira, 5.

Um forte esquema de segurança foi montado no entorno da sede do BNB. É que lideranças dos servidores federais em greve prometem realizar um ato de protesto, a partir das 9 horas, próximo ao local.

Ary Joel

Segundo informações publicadas no O POVO, Ary Joel Lanzarin é catarinense com carreira no Banco do Brasil. Ele chega sem padrinhos políticos do Ceará ou do Nordeste, mas com prestígio suficiente para ser empossado na sede do BNB, no Passaré, com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, privilégio que seus antecessores imediatos não tiveram. Tanto o último presidente, Jurandir Santiago, como o penúltimo, Roberto Smith, foram empossados pelo ministro da ocasião em Brasília.

A chegada de Lanzarin surge como um possível desfecho para a crise enfrentada pelo banco desde abril deste ano, quando vieram à tona denúncias de irregularidades na concessão de empréstimos, que culminaram em mudanças na diretoria, demissões de funcionários e investigações em diferentes esferas (Controladoria Geral da União, Ministério Público Estadual e Federal, Polícia Federal e o próprio banco).

Em meio a tudo isso, Jurandir Santiago, ainda na Presidência, foi enfraquecido por outras denúncias, no chamado “Escândalo dos Banheiros” do Governo do Ceará – relativo a desvios de recursos destinados à construção de banheiros em residências de baixa renda. Desde 21 de junho, a Presidência do banco vinha sendo ocupada interinamente pelo baiano Paulo Sérgio Ferraro, diretor de Negócios do BNB.

Redação O POVO Online e Blog do Eliomar

TAGS