PUBLICIDADE
Notícias

Mensalidades das escolas devem subir até 10% em 2013

No acumulado do ano, o custo da educação subiu quase o dobro da inflação

10:39 | 25/09/2012
Os pais já podem preparar o bolso para o aumento das mensalidades das escolas em 2013. Se seguir a tendência dos últimos anos, o reajuste deve variar entre 8% e 10%, informou o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio (Sinepe).

Os valores das escolas costumam ser corrigidos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Segundo o presidente do Sinepe-Rio, Victor Notrica, o reajuste das mensalidades, no entanto, sempre fica acima do índice:

"As escolas estão procurando se modernizar, investindo em tecnologia. Também tem o aumento para os professores e outros custos que fazem o preço subir", afirmou.

No acumulado do ano, o custo da educação subiu quase o dobro da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) foi de 3,81% no período de fevereiro a setembro, enquanto a inflação de cursos regulares (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e pós-graduação) ficou em 8,36%. Os resultados no Rio são ainda maiores: 4,87% para o índice geral e 9,54% para os cursos.

A pesquisadora do IBGE Irene Machado atribui a alta dos preços na educação ao efeito renda. Entre 2009 e 2011, o rendimento médio do brasileiro subiu 8,3%, passando para R$ 1.345. "Um dos motivos é que, com o aumento da renda, as pessoas procuram mais escolas particulares", afirmou Irene Machado. As informações são do site O Globo.

TAGS