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Cartões de loja crescem 90% no Brasil entre 2011 e 2015

10:57 | 27/09/2012
O Brasil, a maior economia da América Latina, é um exemplo de como a estabilidade econômica é um propulsor básico do aumento do crédito ao consumidor. Essa é uma das conclusões do estudo “Consumer Credit in Latin America: Trends and Opportunities in Credit and Store Cards”, dos professores Paulo Rocha e Oliveira, Mario Capizzani e Felipe Javier Ramirez Huerta. O estudo foi publicado pelo IESE Business School.

A análise ressalta ainda a importância que ações do governo brasileiro tiveram para o aumento do crédito imobiliário e para o comércio de automóveis e afirma que ainda existe muito espaço na América Latina para o crescimento dos cartões de loja como um instrumento para a oferta de crédito ao consumidor de baixa renda. O Brasil, onde esse tipo de cartão deve experimentar um crescimento de 90% no período entre 2011 e 2015, é mais uma vez apontado como exemplo.

“Os consumidores emergentes da América Latina dependem, com frequência, da disponibilidade de um sistema de crédito ao consumidor para terem acesso a produtos e serviços essenciais”, afirmou o professor Paulo Rocha e Oliveira. Os cartões de crédito e de loja, abrindo a possibilidade do pagamento desses produtos e serviços em prestações mensais, são parte muito importante dessa oferta, acrescentou.

O documento também destaca que os cartões de loja parecem ser uma evolução dos antigos carnês de loja, uma iniciativa na qual o Brasil foi pioneiro. Esse sistema tornou possível aos varejistas oferecerem crédito a largas parcelas da população de baixa renda, sem acesso aos serviços bancários tradicionais. As próprias lojas, nesses casos, providenciavam o crédito para o consumidor. “Esse sistema serviu como ponto de partida para a modernização representada pelos atuais cartões de loja”, explica Oliveira.

O grande crescimento previsto para os cartões de loja no Brasil – 90% entre 2011 e 2015 – é, porém, um sinal de que seu uso ainda tem condições de crescer, paralelamente com a diversificação para os cartões de crédito e cobranded.

“Em resumo, os cartões de loja provavelmente se manterão como uma alternativa mais realista e atraente para o consumidor emergente da América Latina, diante de uma tendência para modelos com base mais ampla nos serviços bancários para o crédito ao consumidor em geral” destaca o professor.

Redação O POVO Online

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