PUBLICIDADE
Notícias

Governo quer novo leilão de 4G já em 2013

10:36 | 07/08/2012
O governo poderá licitar já no ano que vem o uso da faixa de frequência de 700 mega-hertz (MHz) para a implantação da telefonia móvel de quarta geração (4G), disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A expectativa é obter custos menores que os das faixas já leiloadas de 2,5 giga-hertz (GHz).

A faixa de 700 MHz, que hoje é de uso exclusivo das TVs abertas, poderá ser licitada já no ano que vem para a implantação da telefonia móvel de quarta geração (4G). o ministro das Comunicações disse esperar obter menores custos que os das atuais faixas já leiloadas.

O governo tomou essa decisão para aproveitar o desuso dessa frequência em algumas regiões mais afastadas das capitais, porém a transição completa do sinal analógicos das TVs para o sinal digital, que viabilizará o uso da frequência, será concluída apenas em 2016.

Após o processo de transição, a faixa de 700 MHz terá vários espectros liberados por conta da desativação do sistema analógico, que ocupa mais espaço, permitindo seu uso para internet móvel.

A banda larga de 700 MHz de 4G é mais eficaz que a leiloada pelo governo em junho, pois cobre uma maior área e precisa de menos antenas para captar o sinal. Essa tecnologia já está sendo usada nos EUA e na Europa.

Redação O POVO Online

TAGS