PUBLICIDADE
Notícias

Banco Central deve cortar taxa de juro pela 9ª vez seguida

Mercado aposta que não será o último corte do ano; Selic deve ir a 7,5%

15:54 | 29/08/2012
No próximo dia 31, fará exatamente um ano que o BC iniciou o ciclo de corte dos juros que surpreendeu o mercado. Na época, a Selic estava em 12,5%. Apesar do risco de a inflação ultrapassar o limite da meta, a instituição disse na época que a crise internacional iria durar mais que o esperado e jogaria para baixo o crescimento da economia e também os índices de preços.

Desde então, a avaliação dos economistas é que o BC está mais focado na recuperação da atividade do que nos riscos para a inflação, esta última, sua missão oficial. Também é quase unânime o entendimento de que o BC acertou ao se antecipar à desaceleração da atividade.

Consumidor

Até agora, os números da economia geram mais dúvidas do que certezas. O mês de junho apresentou os dados mais positivos desde o início de 2011, mas alguns indicadores de julho mostram que a atividade segue em ritmo lento, e economistas já veem um crescimento abaixo de 2% neste ano.

Um dos principais objetivos do corte da taxa básica é baratear o crédito. Os dados já divulgados mostram que, até agora, os juros caíram mais por causa da política dos bancos públicos de cortarem suas margens do que pela ação do BC.

Outro efeito direto para o consumidor é a rentabilidade menor da nova poupança. Com o juro básico em 8% ao ano, os depósitos feitos a partir de 4 de maio deste ano rendem 0,4551% ao mês, mais a variação da TR. Os depósitos anteriores a essa data rendem 0,5% mais taxa referencial. As informações são do site Estadão.
Redação O POVO Online

TAGS