Noite desta sexta-feira, 20, será a mais longa de 2025; entenda o solstício de inverno
Fenômeno astronômico marca o início do inverno no Hemisfério Sul e acontece nesta hoje. Saiba o que é o solstício e por que ele ocorre
11:34 | Jun. 20, 2025
O solstício é um fenômeno astronômico que acontece duas vezes ao ano e indica o início das estações verão e inverno.
Nesta sexta-feira, 20, o inverno começa oficialmente às 23h42min (horário de Brasília). Isso significa que a noite entre os dias 20 e 21 de junho será a mais longa de 2025. Esse fenômeno se chama solstício de inverno.
No hemisfério sul, o solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge sua menor altura no céu ao meio-dia, fazendo com que o dia seja o mais curto do ano — e a noite, a mais longa.
Calendário astronômico 2025: SAIBA o que será observado no Brasil
Solstício de inverno: como esse fenômeno acontece?
O nome “solstício” vem do latim solstitium, que significa “Sol parado”. Nesse período, o movimento aparente do Sol no céu parece brevemente interrompido antes de mudar de direção, uma ilusão causada pela inclinação do eixo da Terra, segundo explicação do Clima Tempo.
A Terra gira em torno do Sol em um movimento chamado translação, ao mesmo tempo em que gira sobre si mesma, em um eixo inclinado de aproximadamente 23,5 graus.
Por causa dessa inclinação, os raios solares atingem os hemisférios de forma desigual ao longo do ano, provocando as estações.
Fases da Lua em 2025: CONFIRA calendário completo do ano
No solstício de inverno, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, no hemisfério norte. Isso faz com que o Sul receba menos luz solar, o que explica os dias mais curtos e as temperaturas mais baixas.
Embora o Brasil seja um país tropical, onde a diferença na duração dos dias nem sempre é tão evidente, a variação se torna mais perceptível nas regiões Sul e Sudeste. Nessas áreas, os dias de inverno são visivelmente mais curtos, com menos horas de luz solar.
O dia mais longo do ano: ENTENDA o Solstício, fenômeno que marca o começo do verão
Variações nas datas e efeitos em diferentes regiões
As datas dos solstícios não são fixas e podem variar ano a ano, ocorrendo geralmente entre os dias 20 e 22 de junho (inverno no Sul) e entre 20 e 23 de dezembro (verão no Sul). Isso se deve às pequenas irregularidades no movimento da Terra.
>> SIGA o canal de Últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
Nos círculos polares, os efeitos são ainda mais extremos. No Ártico e na Antártida, o solstício pode representar um único dia com 24 horas de escuridão ou de luz contínua, o que não acontece em regiões próximas ao Equador, onde os dias e noites têm praticamente a mesma duração o ano todo.
Solstício de inverno x solstício de verão: qual a diferença?
No solstício de verão, que ocorre em dezembro no hemisfério sul, o Sol atinge seu ponto mais alto no céu, resultando no dia mais longo do ano e na noite mais curta. Já no solstício de inverno, como acontece agora, ocorre exatamente o oposto.
Mapa inédito de galáxia colorida ajudará a ampliar compreensão dos gases; VEJA
Além disso, durante o verão, o Sol nasce e se põe mais ao sul do que de costume, enquanto no inverno o movimento aparente do astro é mais ao norte. Essa variação é o que determina a quantidade de luz recebida diariamente em cada estação.