Médico que voltava de férias faz parto de emergência durante voo

Ao chegar ao local próximo à cabine, o médico descobriu que a mulher estava grávida de 7 meses, mas que a bolsa já havia estourado. Veja o que aconteceu

Uma mulher deu à luz em um voo da Jordânia para o Reino Unido com a ajuda de um médico neste sábado, 9. O avião foi desviado para o aeroporto de Brindisi, no sul da Itália.

Hassan Khan estava voltando de férias quando, em aproximadamente duas horas de viagem, uma emergência médica foi declarada e ele foi chamado para ajudar uma passageira em trabalho de parto.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Parto prematuro dentro de avião

Ao chegar ao local próximo à cabine, o médico descobriu que a mulher estava grávida de sete meses, mas que a bolsa já havia estourado.

A mulher jordaniana não falava inglês e outra pessoa a bordo teve que traduzir os diálogos durante o parto. Ele explicou sua experiência em reanimação neonatal para ajudar a acalmar a mãe.

"Eu disse aos comissários de bordo que itens eu precisava: uma máscara de oxigênio de tamanho neonatal, uma pinça para o cordão umbilical e um estetoscópio. Nenhum deles tinha no avião, é claro", disse Khan, que usou apenas toalhas durante o parto.

LEIA TAMBÉM | Voo Lisboa-Fortaleza é desviado após mulher entrar em trabalho de parto

Mãe e filha nascida em voo estão saudáveis

A aeronave da companhia Wizz Air foi desviada para o aeroporto de Brindisi, no sul de Itália. Lá a mulher de 38 anos e a sua filha puderam ser levadas ao hospital, informou a BBC.

“Cheguei atrasado ao meu turno por causa desse desvio, mas felizmente eles ficaram muito impressionados e queriam a atualização completa”, disse Khan, que é médico há quatro anos.

Segundo ele, a família o atualizou para dizer que a mãe e o bebê estão em boas condições de saúde. Os comissários de bordo disseram que o bebê era o 75º bebê a nascer em um voo comercial.

Parto em avião: caso semelhante ocorreu na Ásia

Uma situação parecida aconteceu em 23 de fevereiro. O parto de uma bebê foi realizado por um piloto durante um voo da VietJet de Taipei, em Taiwan, para Bangkok, na Tailândia.

Ao saber que uma passageira havia entrado em trabalho de parto no banheiro, Jakarin Sararnrakskul deixou o co-piloto no comando da aeronave enquanto lidava com a emergência.

A tripulação apelidou carinhosamente a recém-nascida de “Sky Baby” (bebê do céu, em português). Uma equipe médica recebeu a aeronave na chegada e eles estão saudáveis, segundo o NY Post.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Com informações da BBC

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

parto em voo parto em aviao medico faz parto em aviao gravida aviao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar