Youtuber de direita e filho de guerrilheiro se casam na Colômbia
Apesar de posturas ideológicas diferentes, o casal conviveu durante a pandemia e acabou se apaixonando, com figuras da direita e da esquerda no casamentoSeria a história de Romeu e Julieta com um final feliz? A influenciadora Catalina Suárez, conhecida por seu conteúdo de direita na Colômbia, e Jorge Ernesto Suárez, filho do falecido comandante das Farc, Mono Jojoy, se casaram após um ano de relacionamento.
A cerimônia recebeu o apoio do ex-presidente Álvaro Uribe Vélez e do pastor Alape, ex-líder guerrilheiro. Na lista de convidados da união, ao redor de 100 pessoas, políticos da direita e da esquerda, empresários e ex-combatentes das Farc podiam ser encontrados, lado a lado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O relacionamento acontece anos depois de um Acordo de Paz entre o governo colombiano do presidente Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias (Farc) da Colômbia.
Amor romântico em crise? Novas formas de amar ganham popularidade; VEJA
O documento, assinado em 2016, dividiu o país entre aqueles que concordavam com a ação e outra parte da população, que se recusava a apoiar o ingresso de guerrilheiros das Farc na vida civil. Catalina estava do lado do ‘não’, enquanto Jorge, seu futuro esposo e na época também guerrilheiro, torcia por um resultado positivo.
“Eu esperava que a Colômbia apoiasse a paz. Ficamos muito entusiasmados quando os estudantes saíram às ruas para apoiar os acordos, alguns até foram aos acampamentos onde estávamos e foram realizadas vigílias pela Paz com a sociedade civil, com a Igreja e com a ONU”, relatou Jorge ao portal da BBC.
Para Catalina, a possível impunidade do alto comando das Farc impedia que visse o acordo com bons olhos.
Youtuber de direita e filho de guerrilheiro se casam: primeiro encontro
Como filho de um dos principais guerrilheiros das Farc, conhecido como “Mono Jojoy”, a vida de Jorge seguiu inicialmente com o auxílio de uma família adotiva conhecida por seu pai, até que o jovem, aos 16 anos, decidiu se unir ao grupo.
Em seu primeiro encontro com Catalina, o ex-guerrilheiro foi sincero sobre as suas origens, mas os dois mantiveram seus encontros casuais.
“Muitos nos disseram que era um amor impossível, que era melhor nos separarmos antes de nos machucarmos”, lembra Catalina ao jornal colombiano El Espectador.
Quando se conheceram, a influenciadora fazia parte de um programa intitulado “Polas Opuestas”, em que pessoas com diferentes opiniões ideológicas conversavam no bar Lubyanka.
Casamento: entre o ideal do amor e a realidade da exaustão; ENTENDA
Youtuber de direita e filho de guerrilheiro se casam: da pandemia ao casamento
O relacionamento de dois meses se manteve discreto durante a pandemia até que ambos contraíram Covid-19. Enquanto Catalina morava em um apartamento sozinha, Jorge permanecia com a avó e temia infectá-la.
A namorada decidiu convidá-lo para morar ao seu lado e, entre os estresses e as brigas de uma convivência constante, conseguiram encontrar um lugar comum e se apaixonar.
O casamento aconteceu cerca de um ano depois, em novembro de 2021, e Catalina compartilhou a notícia com emissoras colombianas.
“Que bom que nossa história é inspiradora para muitos e um exemplo de respeito à diferença, mas principalmente de dizer que o amor é para gente corajosa”, descreve a influenciadora em seu Facebook.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente