Prêmio Nobel: 4 vezes em que o indicado ou ganhador foi polêmico

A lista de vencedores do prêmio começou a ser anunciada nesta segunda-feira, 2; veja as curiosidades e as polêmicas de uma das maiores premiações do mundo

A lista de vencedores do Prêmio Nobel de 2023 começou a ser anunciada nesta segunda-feira, 2. A divulgação dos nomes ganhadores começa com a categoria de Medicina.

O Prêmio Nobel é considerado uma das premiações mais importantes do mundo. Ele contempla personalidades ou organizações que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas científicas em prol da humanidade e que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A cerimônia, que surgiu há mais de um século, ocorre todos os anos, no dia 10 de dezembro, na cidade de Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega. 

Indicado e ganhadores do Prêmio Nobel: veja 4 polêmicas

Confira as principais polêmicas da premiação.

1. Barack Obama

O ex-presidente dos Estados Unidos (2009 - 2017) Barack Obama ganhou um Prêmio Nobel da Paz no início de seu cargo, em 2009. Ele foi laureado segundo o comitê do prêmio “por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”. 

A premiação foi bastante criticada, pois muitos acharam precipitado, já que Obama recebeu o prêmio pouco depois de assumir o cargo de presidente. Além disso, muitos julgaram suas ações mais belicista do que pacifista. 

2. Adolf Hitler já foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz

O ditador já foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, por mais contraditório que essa frase possa soar. Hitler foi indicado no ano de 1939,  pelo político sueco e social-democrata Erik Gottfrid Christian Brandt, que fazia parte do comitê. 

No entanto, a sua indicação foi feita com ironia e como um protesto para os seus colegas políticos, que sugeriram a nomeação do primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain. 

O caso foi um escândalo na época, pois muitos não perceberam o sarcasmo que Brandt tinha adotado com a indicação. 

A proposta foi retirada, mas até hoje o nome de Hitler está no registro de candidatos do Nobel.  

3. Cantor Bob Dylan recebeu o Prêmio Nobel de Literatura 

O cantor Bob Dylan foi premiado na categoria do Prêmio Nobel de Literatura em 2016, “por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana”, de acordo com a Academia Sueca.

No entanto, essa nomeação não foi bem aceita por todos, pois Bob Dylan não é um escritor.  

4. Nova demais para ganhar o prêmio

A estudante paquistanesa Malala Yousafzai foi a pessoa mais nova a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. A escolha do comitê foi criticado por muitos por ser jovem demais para a grandiosidade da nomeação. 

Prêmio Nobel: principais curiosidades

  • O prêmio foi criado a partir do testamento do inventor Alfred Nobel, que deixou uma grande fortuna para o surgimento da série de premiações;
  • O prêmio possui seis categorias: Ciências Econômicas, Física, Química, Literatura, Medicina e da Paz;
  • Nenhum brasileiro nunca ganhou o Prêmio Nobel, apesar de alguns nomes já terem sido indicados;
  • A pessoa mais nova a ser laureada tinha 17 anos, que foi a estudante paquistanesa Malala Yousafzai, em 2014;
  • Dos mais de 900 ganhadores do Prêmio Nobel ao longo de sua existência, apenas 60 foram mulheres, isso equivale a apenas 6% do total.
  • Marie Skodowska-Curie foi a primeira mulher da história a ganhar o Prêmio Nobel e a única a ganhá-lo duas vezes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

premio nobel premio nobel 2023 premio nobel curisoidades premio nobel polemica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar