Dia Internacional do Gato: conheça os nomes mais comuns entre os felinos no Brasil

A data busca aumentar a conscientização em torno das necessidades específicas e das características singulares dos felinos domésticos

Hoje, 8 de agosto, celebra-se o Dia Internacional do Gato. A data dedicada aos felinos que foi estabelecida pelo International Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-estar Animal).

Apesar de haver outros dias que também marcam a celebração de gatinhos, a iniciativa da entidade visa não apenas incentivar a adoção responsável de gatos, mas também aumentar a conscientização em torno das necessidades específicas e das características singulares dos felinos domésticos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Miados valem milhões: amor por gatos faz tutores gastarem mais, movimentando a economia pet

No Brasil, conforme informações respaldadas por uma pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Pet, a população de gatos passou pelo crescimento mais expressivo em relação ao ano anterior, registrando um aumento de 6% (de 25,6 milhões para 27,1 milhões).

Tal dado atesta como é crescente o apreço dos brasileiros por companheiros felinos, o que os solidifica como parte integral das famílias brasileiras em todo o Brasil. Qual será os nomes mais usados para carinhosamente chamar os bichanos?

Confira abaixo curiosidades e mais informações:

Dia Internacional do Gato: por que é hoje, 8 de agosto?

Apesar do crescente número da afeição felina ao redor do mundo, o cenário para os gatos ainda passa por crenças e mitos do imaginário cultural que causam violências e maus-tratos cotidianos. Essa problemática se solidifica também no fato de que nosso conhecimento acerca dos gatos ainda é pequeno se comparado ao conhecimento que temos dos cães.

Os cães foram domesticados há 40 mil anos a.C, enquanto os gatos fizeram parte desse processo apenas há 5 mil anos a.C.. A própria domesticação dos felinos não é completa: os gatos possuem ainda muitos instintos voltados para a preservação da vida selvagem.

Dia Internacional do Gato: crenças e superstições

As crenças sobre os gatos vêm de tempos antigos. Os primeiros registros dos animais, nesse sentido, estão associados a um possível rumor de que eles seriam a fonte da Peste Negra, em 1348. A acusação fez com que diversos gatos de rua e até mesmo domésticos fossem sacrificados.

No Egito, eles eram adorados como deuses, mas, ao passar o tempo, houve a ascensão do cristianismo na Europa. Os símbolos pagãos, que não são ligados ao Deus cristão, passaram a ser vistos negativamente por muita gente.

Ao longo do anos, foi disseminada a ideia de que os gatos pretos eram encarnações de espíritos maus, sendo considerados de má sorte e ligados à bruxaria, o que corroborou o preconceito contra os felinos.

O estigma perigoso prevalece rotineiramente em casas de adoção e em estatísticas de violência animal contra gatos. Foi visando incentivar a adoção e conscientizar as pessoas sobre as particularidades dos felinos que, em 2002, o Dia Internacional do Gato foi estabelecido pela International Fund for Animal Welfare.

Dia Internacional do Gato: saiba quais os nomes mais comuns

O Grupo Petlove apresentou o PetCenso 2023, um levantamento que traz informações do banco de dados da plataforma da Petlove quee conta com mais de 2,5 milhões de pets cadastrados, entre cães e gatos.

Desde 2016, quando houve o primeiro levantamento do PetCenso, os animais "Sem Raça Definida” (SRD), os famigerados vira-latas, são disparados os favoritos dos lares brasileiros: 98% dos felinos são SDR.

Mas, afinal, quais são os nomes mais populares entre os bichanos? Confira abaixo:

Top 10 nomes de gatos no Brasil

  • 1º) Nina
  • 2º) Mia
  • 3º) Mel
  • 4º) Luna
  • 5º) Lua
  • 6º) Amora
  • 7º) Simba
  • 8º) Chico
  • 9º) Tom
  • 10º) Pandora

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia internacional do gato

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar