Dia da Árvore: por que comemoramos em março e não em setembro?
O dia 21 de setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é comemorado o Dia da Árvore. No Norte e Nordeste, a Semana da Árvore é comemorada no mês de março, mas sem uma data fixa.
O Dia da Árvore foi comemorado no Brasil, nesta quarta-feira, 21, mas apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É que no Norte e no Nordeste, a Semana da Árvore é comemorada no mês de março. Mas qual o motivo dessa diferença de datas?
O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, é tão grande que é comparável à área de um continente. Nesse imenso território existem diferentes climas: no Norte e no Nordeste, dada a proximidade com a Linha do Equador, não há definição em quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), e período mais propício para o plantio é o que tem a incidência de chuvas, as quais costumam cair por aqui no primeiro semestre de cada ano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As mudas necessitam dos devidos cuidados para vingarem, sendo o principal deles a irrigação adequada, e por isso não faz sentido que o plantio seja feito no período de estiagem.
No Dia da Árvore,CONFIRA o que O POVO Online selecionou 20 fotos enviadas por leitores
Dia da Árvore: qual a melhor forma de comemorar?
Reflorestar é uma das principais e melhor maneira de comemorar o dia ou a semana da árvore. Além de arborizar a cidade, é plantando que as pessoas desenolvem o censo e o aprendizado sobre a importância da biodiversidade.
As árvores são os maiores símbolos da natureza e são fundamentais para o funcionamento do planeta.