Cachorro usa botões sonoros para "conversar" com seus donos e vídeos fazem sucesso nas redes sociais

Adotado pelo casal Carla Pires e Matheus Garcia, o perfil do cachorro caramelo acumula mais de 290 mil seguidores apenas no Instagram

O vira-lata Bambino, de 4 anos, é um sucesso nas redes sociais e chama atenção na internet por se comunicar com seus donos por meio de botões sonoros. Adotado pelo casal Carla Pires e Matheus Garcia, o perfil do cachorro caramelo acumula mais de 290 mil seguidores apenas no Instagram.

Em entrevista ao O POVO, a tutora de Bambino contou que a ideia de usar os botões para treinar o cão, surgiu após assistir um vídeo da fonoaudióloga americana, Christina Hunger, com sua cachorrinha Stella.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

"Ela já usava esses botões quando atendia crianças que tinham alguma dificuldade de comunicação, e resolveu usar as mesmas técnicas com cachorros, porque observou que eles apresentavam todos os passos que uma criança demonstra quando está perto de dizer as primeiras palavras", disse a historiadora da arte.

Após entender o processo de aprendizado aplicado pela profissional americana, Carla relata que no mesmo momento pensou que isso funcionaria com seu pet de estimação, pelo fato de Bambino sempre ter sido "muito comunicativo". "Ele faz várias vocalizações, olha a gente no olho, ele já se comunicava com a gente muito bem", afirmou a tutora. 

Após isso, Carla decidiu traçar uma estratégia para treinar seu cão, começando pelo botão de "comer". Gradualmente, a paulista foi ensinando ao vira-lata a como apertar as opções segundo sua necessidade.

No início, ela afirma que segurava o botão em sua mão e pedia para o Bambino dar a patinha. Quando o som era emitido pelo objeto, ela recompensava o cão com um petisco. Desta forma, ele conseguiu aprender o primeiro significado e a mecânica de usar a patinha para apertar o botão, afirma Pires.

"O botão de passear, deixei do lado da porta do nosso apartamento e toda vez antes de passear, eu mesma apertava o botão e depois a gente foi incentivando ele a apertar, até que o Bambino associou o passeio ao botão. Cada um foi de um jeito, já o do meu nome, por exemplo, eu aperto toda vez que eu chego em casa para ele associar com a minha presença", disse a historiadora. 

Para além da repercussão na internet, Carla revela que a utilidade do aprendizado para os donos, e principalmente para os cães. Segundo ela, a ferramenta ajuda com que eles sejam constantemente lembrados das necessidades dos animais, e fiquem mais atentos a elas. 

Bambino e Rogerinho

 

Cachorro usa botões sonoros para "conversar" com seus donos e vídeos fazem sucesso nas redes sociais
Cachorro usa botões sonoros para "conversar" com seus donos e vídeos fazem sucesso nas redes sociais (Foto: Foto: Reprodução/Instagram @viralatacaramelo)

Além do famoso caramelo comunicativo, o casal também tem outro cachorro que também participa da rotina de vídeos nas redes sociais. Batizado de Rogério, e apelidado carinhosamente de Rogerinho, o outro vira-lata da família foi adotado já adulto, com 3 anos de idade.

Apesar de também ter sido treinado por Carla, o cão que já estava em uma idade mais avançada se mostrou menos interessado em aprender os novos comandos, mas hoje, se beneficia da atitude do "irmão".

"A gente não conseguiu nem fazer ele apertar o botão, zero interesse, ficou se jogando no chão. enquanto a gente tentava ensinar ele, sem sucesso, o bambino do lado ficava ele mesmo apertando o botão", disse Carla.

O sucesso na internet

Cachorro usa botões sonoros para "conversar" com seus donos e vídeos fazem sucesso nas redes sociais
Cachorro usa botões sonoros para "conversar" com seus donos e vídeos fazem sucesso nas redes sociais (Foto: Foto: Reprodução/Instagram @viralatacaramelo)

Sobre a repercussão dos conteúdos com a dupla de cães nas redes sociais, a tutora relembra que a primeira publicação a viralizar não estava associada aos botões. De acordo com a paulista, o vídeo que deu início a fama dos pets na internet, foi sobre a dieta de animais, onde ela afirmava que os donos deveriam oferecer pouca comida ao seu cão. 

"A reação do Bambino foi muito engraçada, porque ele ficou me encarando sem parar, ficou ofendidíssimo", declarou ela. 

Após esse momento, outros vídeos como o que Bambino uso um pacote de biscoitos para se desculpar, ou as interações feitas a partir dos botões divertem e emocionam os seguidores que acompanham Bambino e Rogerinho de perto. 

"Eu já vi esse vídeo mais vezes do que posso contar. Sempre que lembro dele venho assistir. Obrigada por isso", escreveu um dos seguidores da dupla, em um vídeo sobre a adoção dos dois. 

 

Colaborou a jornalista Melissa Carvalho

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar