Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Cachorro Shih-Tzu: características, temperamento e mais da raça

Companheiro, fiel, amoroso e peludo. Confira as principais caraterísticas da raça do cachorro Shih-Tzu

De origem asiática chinesa, os cães da raça Shih-Tzu são uma mistura de outros dois tipos de cachorros, os Lhasa Apso e Pequinês. Além de serem muito apegados aos donos, adoram crianças e locais onde possam brincar à vontade.

Shih Tzu: como eles são fisicamente?

Olhinhos amendoados e cativantes, o Shih-Tzu tem pelos longos em diversas cores que podem ser lisos ou levemente ondulados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

É considerado um cão de pequeno porte - pesa entre 4 a 8 kg e tem altura máxima de 30 cm - e por isso se adapta muito bem a apartamentos e casas, mas não pode ficar sem os exercícios. São agitados e alegres. Existem duas variações da raça.

Shih Tzu americano

Com pernas mais longas, mais altos, cabeça um pouco mais quadrada, olhos menores e pescoços mais compridos.

Shih Tzu europeu 

Tem um peito mais imponente, ombros inclinados para trás, olhos grandes e mais proeminentes, cabeça maior e menor altura.

Como é ter um Shih Tzu?

Além de chamar atenção pela fofura, os Shih-Tzu também são conhecidos pelo comportamento extrovertido e são bastantes companheiros da família e dos tutores.

Em conversa com Cinthya Martins, que possui três da raça, ela conta como funciona o dia a dia com os cães. “São dóceis, carinhosos, tem uma tendência para serem teimosos. Eu tive uma certa dificuldade e tenho até hoje para tentar adestrar eles”.

O cachorro da raça Shih-Tzu é considerado um dos mais inteligentes caninos que existem. Segundo o estudo desenvolvido pela revista Science, eles são capazes de entender as palavras que os humanos falam usando as mesmas regiões do cérebro das pessoas.

Cinthya relata que os três têm personalidades diferentes: enquanto Maggie, de três anos, gosta de ser mimada na hora certa e dormir muito, Masha e Debbie, de dez meses, passam o dia todo brincando e querendo carinho. Todos eles estão com ela desde de filhotes.

Os cuidados com o Shih-Tzu

A médica veterinária Bianca Maia revela o mito que alguns tutores possuem sobre a pelagem do animal.

“Muitos dos tutores acabam cortando os pelinhos achando que a tosa vai fazer o cachorro sentir menos calor. Mas pelo contrário, os pelos dos animais servem como proteção, do olho, dos ouvidos, e são os pelos, os responsáveis pela regulação da temperatura”.

Ela recomenda ainda a escovação periódica do pelo do animal, por serem abundantes, acabam formando nós muitos fáceis.

Alguns problemas de saúde que podem ser comuns nos cães da raça Shih-Tzu são os que envolvem os olhos deles, por ter um globo ocular muito exposto, poeira e areia acabam entrando com mais facilidade. Ela informa a importância de manter os pelinhos em frente aos olhos sempre.

Outras indicações são:

  • Cuidado na hora do banho;
  • Higiene regular nas patinhas e pelos;
  • Exames de 6 em 6 meses;
  • Remédios para carrapatos e vermífugas.

Curiosidades

  • Sua parte predileta de carinho é na barriga;
  • Eles têm uma tendência ao sedentarismo;
  • Passeios são essenciais;
  • Ele tem um filme com seu nome: “Sete psicopatas e um Shih Tzu”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar