São João: qual o significado e história por trás da festa junina?

A festa junina é um marco no calendário brasileiro. Conheça mais sobre as origens culturais e religiosas das celebrações que homenageiam São João

Após dois anos de pandemia, as festas juninas estão de volta em 2022. Uma celebração especialmente forte no Nordeste do Brasil, apesar de acontecer por todo o país, a festa junina ocorre em homenagem à São João, sempre no mês de junho, já que o padroeiro da festa é celebrado no dia 24 deste mês.

A história da festa pode ser traçada há séculos, a partir do momento na Idade Média no qual a Igreja Católica decidiu substituir alguns feriados pagãos e transformá-los em datas importantes para os fiéis, visando a conversão e substituição dos ritos religiosos pagãos em cristãos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Festa junina: de onde vem o dia de São João?

O dia 21 de junho era celebrado pelos pagãos, por ser o dia do solstício de verão no Hemisfério Norte. Nesse dia, todos os anos, o sol faz o caminho mais longo pelo céu, o que significa que é o dia com mais luz do sol do ano inteiro, e o período do ano próximo ao solstício celebrava a fartura e a colheita.

No lugar dessa festividade pagã, foi estabelecido o dia de São João, em 24 de junho. João era primo de Jesus, e foi quem o batizou, no rio Jordão. Outros santos também são celebrados em junho, como Santo Antônio (13) e São Pedro (29).

São João tem influência de outras culturas

Outras culturas, como a europeia e a africana, influenciaram as celebrações juninas. Desde os termos utilizados nas danças em quadrilhas até o “arrasta-pé”, tão popular no Nordeste, o sincretismo cultural e a herança histórica se encontram no mês de junho para formar uma das festas mais populares do país.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia de sao joao festa junina origem sao joao calendario junho sao joao historia sao joao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar