Participamos do

Viu a Lua hoje? Satélite chama atenção por conta da coloração amarela

O evento, no entanto, é apenas um fenômeno óptico comum que tem explicação na forma como a luz é espalhada na atmosfera
20:29 | Ago. 03, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Amarela, cheia e luminosa. É dessa maneira que a Lua se apresenta na noite desta segunda-feira, 3, chamando a atenção de observadores e curiosos, que usaram as redes sociais para compartilharem fotos do satélite. O evento, no entanto, é apenas um fenômeno óptico comum que tem explicação na forma como a Lua espalha sua luz na atmosfera.

"Consegui tirar umas fotos tão linda da lua hoje", anunciou um internauta no Twitter ainda no inÍcio desta noite, mostrando fotos do satélite na postagem. Outros repetiram o gesto, compartilhando ainda no WhatsApp fotos da Lua surgindo extremamente amarela no céu.

De acordo com o tenente Romário Fernandes, professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB), o evento se trata apenas de um comportamento luminoso considerado "comum" em fase de lua cheia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O especialista explica que, por estar posicionada de forma baixa na atmosfera, a Lua espalha sua luz em camadas mais espessas. Durante esse processo, as luzes vão se dispersando e acabam chegando aos nossos olhos apenas cores intensas como a vermelha ou - nesse caso, a amarela. 

No último sábado, 1°, a lua esteve em conjunção com Júpiter e nesse domingo, 3, com Saturno. Os dois planetas estão alinhados há quase dois meses e o satélite pode passar por eles, mas não foi o que aconteceu nesta segunda - possibilidade que chegou a ser levantada por alguns especialistas, segundo apontou o tenente.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar