Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Mancha vermelha em foto de Júpiter é furacão do tamanho da Terra, mas que está encolhendo

Estimativas da década de 1990 apontavam que o furacão teria o tamanho de 2 a 3 planetas Terra, mas, atualmente, só equivale a um
14:18 | Ago. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma imagem divulgada na sexta-feira, 9, pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês) mostra o registro mais recente do planeta Júpiter, captado pelo telescópio espacial Hubble, satélite lançado em 1990. Na foto, é possível observar um círculo rubro conhecido entre cientistas e entusiastas dos astros celestes como Mancha Vermelha - é um furacão do tamanho do planeta Terra, que já dura 300 anos, mas que, misteriosamente, está encolhendo.

O ponto carmesim é um vórtice ciclônico descrito pela primeira vez pelo astrólogo Robert Hooke em 1664, mas, provavelmente, é ainda mais antigo. A anomalia vem sendo acompanhada desde 1830 e encolhe a cada ano, mas não se conhece o motivo. De acordo com o portal G1, estimativas da década de 1990 apontavam que o furacão teria o tamanho de 2 a 3 planetas Terra, mas, atualmente, só equivale a um.

Embora a tendência de redução seja conhecida há mais de um século, não se dispõe de informações suficientes sobre a superfície do planeta para inferir a causa. Contudo, foi possível descrever, até agora, um determinado padrão, com anos em que a Mancha Vermelha se amplia e anos em que se reduz, mas mantendo, a longo prazo, a propensão a encolher.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O planeta Júpiter está a 640 milhões de quilômetros da Terra, é um planeta eminentemente gasoso e dominado por diversas correntes, inclusive nuvens de gelo. Júpiter, sozinho, tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas reunidos, mas, ainda assim, possui menos de um milésimo da massa do Sol.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar