PUBLICIDADE
Notícias

Nasa capta Terra e Lua bloqueando parcialmente o Sol

Nessa fase, a Terra bloqueia parcialmente a visão que a sonda tem da estrela, por um determinado período ao dia, durante três semanas

14:05 | 12/03/2013
NULL
NULL

A sonda espacial Solar Dynamics Observatory (SDO), lançada pela Nasa em 2010, tem o objetivo de estudar os fenômenos do Sol que podem interferir na Terra. A sonda acaba de entrar em sua primeira etapa de eclipses do ano.

Nessa fase, a Terra bloqueia parcialmente a visão que a sonda tem da estrela, por um determinado período ao dia, durante três semanas. O fenômeno irá durar provavelmente até o dia 26 de março.

Na última segunda-feira, a sonda registrou dois "eclipses" diferentes: um entre as 3h15 e as 4h45 (pelo horário de Brasília), em que a Terra cobre parte da esfera solar, e o outro das 8h30 às 9h45, em que a Lua passa na frente do Sol.

Na imagem em que mostra a sombra da Terra no Sol é possível observar que os limites dessa sombra não são bem delimitados. Isso ocorre porque a sonda capta um pouco da luz solar que entra na atmosfera terrestre.

Isso não acontece com a Lua, porque o satélite natural não possui atmosfera, aparecendo dessa forma, uma sombra bem delimitada sobre o Sol.

Redação O POVO Online

TAGS