Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Duas vítimas de crimes sexuais de prefeito afastado de Uruburetama prestam depoimento à Justiça

Foram ouvidas duas vítimas, quatro testemunhas de acusação e nove testemunhas de defesa
19:48 | Out. 09, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante a primeira audiência de instrução e julgamento do processo movido contra o prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, duas das mulheres consideradas vítimas de violência sexual já prestaram depoimento nesta quarta-feira, 9, no Fórum do município. As informações são do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Foram ouvidas duas vítimas, quatro testemunhas de acusação e nove testemunhas de defesa. Outras sete testemunhas de defesa, residentes em Itapipoca e Fortaleza, devem prestar depoimento antes que José Hilson seja ouvido. O MPCE estima que o julgamento em primeira instância ocorra em breve, já que o réu está preso.

O interrogatório faz parte da instrução da primeira denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado em agosto deste ano. O médico responde pelo crime de violência sexual mediante fraude, previsto no artigo 215 do Código Penal. O processo segue em segredo de Justiça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apoio às vítimas

Um acordo feito entre a Procuradoria Geral de Justiça e a vice-governadoria do Estado busca tratar das demandas emergenciais das vítimas de Uruburetama, oferecendo atendimento prioritário e passagem pelo Serviço Social e Psicológico, com encaminhamento aos médicos especialistas, caso precisem.

Nesta quarta, 9, a equipe do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV), coordenado pela promotora de Justiça Joseana França, foi até Itapipoca para uma reunião com a direção da Policlínica do município e com os representantes da Secretaria da Saúde do Estado na região.

O acolhimento às vítimas vem sendo realizado desde que o caso foi denunciado, tendo mobilizado diversas instituições parceiras. Através do NUAVV, as vítimas recebem visitas frequentes e encaminhamentos médicos necessários. O apoio técnico é dado pelo Centro de Referência e Apoio às Vítimas de Violência (CRAVV), da Secretaria de Proteção Social do Estado.

Relembre o caso

Uma denúncia da Promotoria de Justiça de Uruburetama foi apresentada à Justiça no dia 6 de agosto último, contra o médico José Hilson de Paiva. Conforme a denúncia, o prefeito afastado do município teria condutas criminosas que feriram a dignidade sexual de, até o momento, duas vítimas.

Outra denúncia no mesmo teor contra José Hilson foi apresentada pela Promotoria de Cruz em 2 de agosto; e uma terceira foi protocolada em Uruburetama no dia 3 de outubro contra o médico e sua sobrinha, a vereadora Cristiane Cordeiro Paiva.

O caso já era acompanhado pelo MPCE, mas a partir de reportagens em rede nacional, novas vítimas se encorajaram e começaram a comparecer às Promotorias de Justiça das Comarcas de Uruburetama e de Cruz para realizar denúncias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar