PF investiga suposto esquema de fraude na contratação de médicos em Redenção

Onze mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Redenção e Eusébio

Estão sendo cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira, 14, 11 mandados de busca e apreensão em Redenção e no Eusébio, com o intuito de aprofundar investigação sobre suposto esquema de fraude em contratação de médicos e enfermeiros no município de Redenção, a 62km de Fortaleza. 

De acordo com a PF, as investigações da operação "Dor Fantasma", que tiveram início em 2020, viram indícios de fraude na contratação de profissionais, no valor de R$ 1,5 milhão. A Cooperativa contratada por dispensa de licitação, porém, não teria capacidade logística e operacional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A empresa investigada, segundo a PF, teria recebido pelo menos R$ 58 milhões por meio de contratos firmados com diversas prefeituras do Ceará. Grande parte do dinheiro seria oriundo do Governo Federal.

Estão sendo cumpridos 11 Mandados de Busca e Apreensão. De acordo com a PF, se comprovado os delitos, os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, com penas de até 36 anos de prisão. 

A Prefeitura de Redenção, através de nota, destacou que acompanhou as diligências realizadas pela Polícia Federal, disponibilizou documentos e que nunca foi chamada para prestar esclarecimentos sobre o caso.  

"Vale ressaltar que o contrato investigado junto a Cooperativa foi feito durante o auge da pandemia da Covid-19, em 2020, onde se dispensava licitação devido à gravidade do momento. A Prefeitura preocupada com o estado emergencial que se encontrava a saúde no município interviu abrindo uma ala especial para pacientes com Covid-19 no Hospital Filantrópico Paulo Sarasate, inclusive com leitos de UTI COVID onde foi realizado mais de 500 atendimentos e procedimentos com relatórios enviados para o Ministério da Saúde", detalha a nota.

Atualizada às 11h21

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar