CE: facção criminosa montou empresa de segurança articulada por detento no MA, aponta PF

O detento e mais nove alvos são investigados pela Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira, 5, na Operação Quimera Cariri

De uma penitenciária estadual no Maranhão (MA), o chefe de uma facção criminosa do Ceará estaria liderando a organização, o tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro e até uma empresa de segurança no município de Caririaçu. O detento, que não teve o nome divulgado, tem como comparsas criminosos tornozelados, conforme investigação da Polícia Federal (PF).

A organização criminosa teria montado uma empresa de segurança no município, que é usada para lavagem de dinheiro e funciona como um braço da facção. As informações são do delegado da Polícia Federal (PF), Adnilson Lima Maia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O detento investigado é um dos nove alvos da operação Quimera Cariri, que foi deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira, 5, com nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça cearense.

Conforme o delegado, o inquérito foi iniciado em 2020 e essa fase da operação tem por base combater o esquema criminoso articulado por um detento. Recolhido no Maranhão, ele seria um líder da facção Guardiões do Estado (GDE), conforme a PF.

A investigação aponta que, de outro estado, o homem conseguiu manter a distribuição de drogas e lavagem de bens na região do Cariri se utilizando da família e outros integrantes da facção.

"Os integrantes mantém contato com ele. Alguns são tornozelados. Eles burlam o Estado, a confiança que o Estado dá a eles e continuam praticando crimes como se a tornozeleira fosse um colar, um mero adereço", relata o delegado da PF.

Conforme a autoridade, o grupo constituiu uma empresa de segurança fachada que presta serviço sem autorização da Polícia Federal. Eles atuam com monitoramento. No entanto, na Receita Federal, a empresa aparece como serviço de instalação e manutenção elétrica.

Ainda segundo a PF, dois dos indivíduos, que estão em Caririaçu, montaram a empresa e atuam na cobrança de "caixinhas", uma espécie de imposto da organização criminosa para os participantes, e no batizado de novos integrantes da facção.

O nome da empresa não foi divulgado pela Polícia Federal, pois o processo está em segredo de Justiça.

Operação Quimera Cariri

Nessa fase da operação, a Justiça expediu os mandados de busca e apreensão e a partir dos dados analisados nas mídias capturadas pela Polícia Federal, outras ações, como sequestro de bens, devem ser analisadas pela Justiça.

A investigação também deve apontar o envolvimento de mais pessoas nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, que tem penas de cinco a 15 anos, e de três a 10 anos, respectivamente.

As condutas de cada participante devem ser individualizadas de acordo com a participação deles. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará Polícia Federal Ceará Facções criminosas Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar