Parque de energia solar em Quixeré estima ocupar área equivalente a 449 campos de futebol

Projeto está em fase de estudos e licenciamento. Audiência pública foi realizada na manhã desta terça-feira, 14, quando foram apresentados alguns pontos de prevenção e mitigação dos impactos ambientais e sociais

Nos próximos anos, o município de Quixeré, distante 201,8 km de Fortaleza, deve receber um parque de geração de energia solar de tamanho próximo a 449 campos de futebol. O projeto prevê gerar 915 empregos durante 12 meses previstos para a realização das obras. A iniciativa está em fase de estudos e licenciamento ambiental. 

Durante a manhã desta terça-feira, 14, a Enel Green Power, responsável pelo empreendimento, e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizaram audiência pública para apresentação dos estudos ambientais do projeto. A empresa mostrou resultados de pesquisa feitas por dois anos pela consultoria JGP. O Relatório de Impacto Ambiental indica possíveis impactos negativos para o meio ambiente (na área foram identificadas 40 espécies de mamíferos, 37 de aves e 8 de repteis e anfíbios) e a sociedade locais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por isso, foram pensados 12 programas de prevenção, mitigação e/ou compensação dos impactos ambientais, além de ações de reposição florestal. Dentre os pontos, estão:

  • a priorização em contratar mão de obra local;
  • o monitoramento da qualidade da água no entorno;
  • o resgate e replantio de espécies vegetais;
  • o monitoramento e resgate dos animais durante a construção do parque e nos dois primeiros anos de funcionamento.

O empreendimento será instalado na Fazenda Cerrado e será composto por módulos fotovoltaicos monocristalinos bifaciais organizados em fileiras e agrupamentos de fileiras. As estruturas estão projetadas para ser implantadas em uma poligonal de 449,41 hectares. A área será uma unidade geradora de energia solar fotovoltaica com capacidade nominal até 241 MWp.

O projeto contempla também uma subestação para elevar a tensão da energia gerada (de 34,5kV para 230kV). A energia seguirá por uma linha de transmissão, a ser construída com uma tensão de operação de 230kV, até a subestação Quixeré já existente, de propriedade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O Parque Solar Cerrado está sendo proposto pela Enel Green Power, empresa parte do Grupo Enel voltada para gerenciar e desenvolver atividades de produção de energia a partir de fontes renováveis. A empresa opera com mais de 1.200 fábricas em todo o mundo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Parque de energia solar impacto ambiental meio ambiente Audiência pública energia solar Quixeré energia solar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar