UP Pacatuba: 56 presos são autuados por tentativa de motim e resistência

Caso ocorreu na sexta-feira. Conforme a SAP, não chegou a ocorrer confronto

Atualizado às 20 horas

Cinquenta e seis presos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), na Região Metropolitana de Fortaleza, foram autuados por tentativa de motim e resistência na noite da última sexta-feira, 4.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A autuação ocorreu após os presos passarem a bater nas grades das celas de forma coordenada. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), sequer chegou a ocorrer confronto. Os autos indicam que os presos não aceitaram as ordens dos policiais penais que determinava que eles entrassem em "procedimento" e voltar do banho de sol.

Nesta terça-feira, 8, os presos foram submetidos a audiência de custódia. Após 30 sessões, todos os suspeitos tiveram a prisão em flagrante homologada, mas não tiveram a prisão preventiva decretada pelos crimes de motim e resistência — eles permaneceram presos em cumprimento das penas a que já haviam sido submetidas.

A decisão entendeu não haver os requisitos legais previstos no Código de Processo Penal para a prisão preventiva no episódio ocorrido na sexta-feira.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará Sistema Prisional Ceará Motim UP Pacatuba

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar