MST ocupa área do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas em Limoeiro do Norte

MST ocupa área do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas em Limoeiro do Norte

Mobilização conta com mais de 200 famílias e reivindica 2 mil hectares para assentamento; grupo também protesta contra pulverização aérea por drones

Mais de 200 famílias pertencentes ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupam parte do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, no município de Limoeiro do Norte, desde a madrugada desta quinta-feira, 13.

O grupo reivindica 2 mil hectares do projeto administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para assentamento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com MST, a área reivindicada faz parte de um território sem fins produtivos aplicados pelo Dnocs. 

O POVO procurou o Dnocs para mais informações sobre a ocupação e uso das áreas do Perímetro Irrigado e aguarda resposta.

“A terra precisa estar nas mãos de quem trabalha e alimenta o Brasil. Esta ação também é um grito contra a exploração predatória do agronegócio”, afirma uma das manifestantes, Rosi Lemos, em nota.

A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, realizada pelo MST em todo o País desde o dia 8 de março. Durante as mobilizações estão sendo realizadas marchas, espaços de formação, ocupações de terras, plantio de árvores, dentre outras atividades.

O grupo presente em Limoeiro do Norte também protesta contra a pulverização por drones, sancionada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em dezembro do ano passado.

A "chuva de veneno", como a medida passou a ser chamada por movimentos ambientalistas, foi alvo de críticas e motivou lideranças nacionais do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) a acionarem o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei estadual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar