Ato contra Bolsonaro em Juazeiro do Norte é encerrado após tensão com policiais

Manifestantes criticaram atuação do governo federal durante a pandemia de coronavírus

Atualizada em 30/05/21, às 10h25min

Cerca de cem pessoas, entre estudantes, integrantes de sindicatos trabalhistas e membros de partidos políticos realizaram manifestação, na manhã deste sábado, 29, contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em Juazeiro do Norte, a 489.2 km de Fortaleza. O protesto também reivindicou vacinas para a imunização da população. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A manifestação teve início na praça da Prefeitura da cidade, por volta das 8 horas. Segundo Ivaneide Severo Goiana, membro do Movimento de Mulheres do Cariri e uma das organizadoras do protesto, os militantes ficaram surpresos com o forte aparato policial presente no local. “Quando chegamos, os policiais nos orientaram quanto à necessidade do cumprimento das normas sanitárias para conter o avanço da Covid-19, mas, ao mesmo tempo, intimidaram o motorista do carro de som que foi embora. Tivemos que conseguir outro carro de som para iniciar a manifestação”, explica.

LEIA MAIS | Grupos realizam atos em Fortaleza em alusão às mortes por Covid-19 no País

De acordo com Ivaneide, os policiais intimidaram os militantes com constantes ameaças de dispersão do grupo e prisão dos líderes. “Nós estávamos cumprindo todas as medidas sanitárias. Disponibilizamos para os manifestantes máscaras e álcool em gel, mas os policiais alegaram que estávamos fazendo aglomeração e que, por isso, o protesto deveria ser encerrado,” conta Ivaneide.

Mesmo com a tensão entre policiais e militantes, o grupo resolveu percorrer a avenida São Pedro, em direção à praça Padre Cícero. “Quando estávamos a um quarteirão da praça, fomos cercados pelos policiais, que intensificaram as ameaças de prisão e da utilização de gás lacrimogênio. Nesse instante, para garantir a integridade de nosso grupo, a comissão organizadora decidiu encerrar a manifestação,” afirma Ivaneide.

Mesmo com o encerramento prematuro do protesto, ela considera que a manifestação foi positiva. “Atingimos nosso objetivo, que era denunciar o governo Bolsonaro, e tivemos forte apoio da população local, que entendeu que estávamos ali não por opção, mas sim por necessidade,” finaliza.

Movimentos sociais no País também organizam protestos neste sábado, 29. Na Capital cearense, ato "Fora Bolsonaro, Vacina no Braço e Comida no Prato", organizado pela Frente Povo Sem Medo, está marcado para começar às 15h30min na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica.

O que diz a Polícia

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que a Polícia Militar cumpriu medidas estabelecidas em Decreto Estadual para dispersar a manifestação em Juazeiro do Norte. Ainda conforme a pasta, os militares orientaram os militantes sobre aglomerações e necessidade de cumprimento das medidas contra a Covid-19. Leia a nota na íntegra: 

"Ações realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) - em cumprimento às medidas de isolamento social rígido estabelecidas no Decreto Estadual nº 33.574, que visa conter a propagação do Coronavírus (Covid-19) no Ceará - resultaram na dispersão de uma manifestação, neste sábado (29), no município de Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Durante a ação policial, os militares orientavam as pessoas sobre a situação de descumprimento do Decreto Estadual devido à aglomeração que acontecia na região. Após orientações o grupo dispersou. Ninguém foi detido ou autuado.

Denúncias

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprirem as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo e o anonimato são garantidos".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MANIFESTAÇÃO JUAZEIRO DO NORTE ATO CONTRA BLSONARO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar