PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Acusado de estupro de criança de 8 anos é preso em Juazeiro do Norte

O criminoso foi capturado no telhado de sua residência em Juazeiro do Norte enquanto tentava fugir dos policiais. O crime aconteceu em 6 de maio último no bairro Frei Damião, na mesma cidade, e vitimizou uma criança de oito anos

23:41 | 19/05/2021
Diligências e investigação do caso ficaram a cargo de equipe exclusiva designada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução)
Diligências e investigação do caso ficaram a cargo de equipe exclusiva designada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução)

Homem acusado de abusar sexualmente de criança de oito anos foi preso na tarde dessa terça-feira, 18, em Juazeiro do Norte. O crime aconteceu em 6 de maio último no bairro Frei Damião, na mesma cidade. A titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte, Débora Gurgel, explica que a captura do suspeito aconteceu após diligências com testemunhas, imagens de câmeras de segurança e outras provas.

Uma equipe de inspetores foi designada exclusivamente ao caso, segundo a delegada, de modo a preservar e acelerar as investigações. “A gente estava correndo contra o tempo”, disse a delegada em entrevista à Rádio O POVO/CBN. Os agentes identificaram na última sexta-feira, 14, a placa de uma motocicleta associada ao criminoso. O veículo foi vendido quatro dias após o crime e estava emprestado a uma terceira pessoa.

LEIA TAMBÉM | Operação da Polícia Civil captura 17 pessoas por abuso sexual de crianças e adolescentes

Captura

A equipe de investigadores acamparam em endereços adjuntos até identificar o homem na segunda-feira, 17. Ele já responde por crimes de furto e roubo, saiu da prisão no ano passado e estava usando uma tornozeleira eletrônica. Um monitoramento do suspeito foi realizado a partir de então, com apoio da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado (SAP).

O Ministério Público do Ceará (MPCE) concordou pela prisão preventiva e a Justiça Estadual expediu mandado de prisão, resultando na captura do homem, ocorrida, como ressalta Débora, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Assim que recebemos esse mandado, nós fomos cumpri-lo imediatamente”, mensurou Débora.

Uma intimação já havia sido expedida anteriormente, mas o suspeito não compareceu à delegacia. Com a chegada da polícia ontem, ele tentou fugir e se escondeu no telhado da casa, onde foi capturado. Câmaras de segurança monitoravam a residência. O homem é casado e tem um filho. Seu interrogatório ocorreu ainda nesta quarta-feira, 19. A pena do crime de estupro de vulnerável varia de oito a 15 anos de reclusão.

LEIA TAMBÉM | Campanha contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil marca a data de combate a esses crimes

Vítima

Débora lembras que cerca de 80% dos crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes são praticados por familiares e pessoas próximas. Neste caso, porém, o suspeito era um desconhecido. “Ela foi abordada nas proximidades de um supermercado, aonde esse homem mandou ela subir nessa motocicleta, chegando a puxá-la. A gente tem imagens dessa criança trafegando nessa motocicleta com esse infrator”, contou a delegada. Durante o crime, cometido em um matagal próximo, o homem usava capacete, segundo relato da vítima.

De acordo com a delegada, a criança conseguiu fugir, vestindo apenas uma blusa, em um momento que o infrator a soltou e foi socorrida por pedestres. Em seguida, foi encaminhada a um serviço de saúde local, ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi confirmado o abuso sexual, e a um atendimento psicossocial. “Todos os procedimentos foram realizados para preservar essa criança. Naquele mesmo momento, já diligenciamos para efetuar prisão em flagrante. Como não foi possível, fomos correr atrás dos elementos de prova, como imagens, testemunhas”, relatou Débora.