PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Dupla que chefiava organização criminosa é presa pela Polícia Civil em Jijoca de Jericoacoara

Homens estavam foragidos da justiça desde fevereiro; eles são apontados como mandantes de um assassinato ocorrido em fevereiro

08:26 | 28/07/2021

Dois homens apontados como chefes de um grupo criminoso foram presos pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE), nesta terça-feira, 27, em uma rodovia que dá acesso ao município de Jijoca de Jericoacoara, a cerca de 280 km de Fortaleza. A dupla estava foragida da Justiça há cerca de cinco meses. Eles são acusados de ter encomendado o assassinato de um homem de 31 anos encontrado sem vida, na mesma cidade, no dia 9 de fevereiro deste ano. Além de presos, os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa, pois ambos estavam em posse de entorpecentes no momento da captura.

A caçada aos suspeitos começou ainda em fevereiro, quando as investigações sobre a morte do homem identificaram a participação efetiva da dupla no crime, como mandantes do homicídio. Segundo levantamentos policiais, eles exercem função superior na hierarquia de um coletivo criminoso com atuação direta no tráfico de drogas na região de Jijoca. Ainda segundo a PC-CE, o assassinato do homem de 31 anos teria sido motivado pela disputa territorial e pela comercialização de drogas.

A abordagem à dupla ocorreu após equipes da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, com apoio da Delegacia Municipal de Cruz e de Marco, identificaram a localização deles. Os homens estavam juntos em um veículo que foi interceptado na rodovia CE 085. Com eles, a Polícia encontrou 22 gramas de maconha.

Os dois irão cumprir mandados de prisão temporária por homicídio, além de responderem pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa. O inquérito sobre o caso terá continuidade, já que a Polícia pretende a participação deles em outros crimes da região e também localizar e prender os executores do homicídio.

Guerra Sem Fim

O POVO Mais lança a segunda temporada de Guerra Sem Fim, série original que mergulha no universo das facções no Ceará.

O primeiro episódio desta temporada mostra a realidade das famílias expulsas de casa pelas facçõesRefugiados Urbanos

O segundo episódio mostra a disputa interna no PCC que levou ao surgimento da GDEGDE: como nasce uma facção

O terceiro episódio conta a história do jovem que sonhou suceder o pai na hierarquia da facção, mas encontrou outro caminho pela arte, assim como de outros jovens: Juventude Sobrevivente

Nessa segunda-feira, 19, foi lançado o terceiro episódio da nova temporada: “Juventude sobrevivente” revela casos de jovens que conseguem sobreviver nesses territórios dominados pelo terror por meio da arte. Você confere aqui

 

Assista à primeira temporada 

1ª temporada, episódio 1: A onda de violência

Em janeiro de 2019, as facções criminosas no Ceará se uniram contra as ações rígidas dentro das penitenciárias, gerando a maior onda de violência do Estado. Como isso aconteceu?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 2: Tribunais do Crime

O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 3: Caminhos do Crime

A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?

Assista aqui