Fraudes no INSS: PF cumpre mandados de busca e apreensão em Iguatu

De acordo com os policiais, existem fortes indícios de diversas concessões indevidas de benefícios previdenciários

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira, 21, no município de Iguatu, a 361,4 km de Fortaleza, com o objetivo de combater fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro (INSS). A ação faz parte da operação "Intraneus", da Polícia Federal (PF), que apura o crime de estelionato previdenciário, além de outros que podem ser descobertos com o aprofundamento das investigações.

De acordo com os policiais, existem fortes indícios de diversas concessões indevidas de benefícios previdenciários. Uma dessas concessões foi a um servidor do INSS que resultou em um prejuízo de mais de R$ 2,5 milhões para os cofres públicos. O suspeito também é advogado e presidente de sindicato de trabalhadores rurais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A PF aponta que, ao longo das investigações, foram detectados empréstimos consignados obtidos pelos titulares dos benefícios.

Eles, então, realizariam o pagamento da propina aos autores do ilícito. Um dos supostos envolvidos ostentava um alto padrão de vida nas redes sociais, nas quais contava com mais de um milhão de seguidores.

Em tese, os suspeitos podem responder pelos crimes de estelionato previdenciário, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas máximas somadas podem chegar a até 24 anos de prisão. As investigações seguem com a análise do material apreendido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mandado de busca e apreensão fraude iguatu operação policial polícia federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar