Participamos do

Chuvas fazem Cariri se aproximar da média histórica; 123 municípios têm precipitações

A região do Cariri, que estava com um déficit considerável, aproximou-se da média histórica do mês de março após as chuvas dessa quinta-feira
09:56 | Mar. 29, 2019
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Choveu em 123 municípios no Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação, de 95 milímetros (mm), foi registrada no município de Granja, no Litoral Norte do Estado. Os dados são parciais, até as 9h50min desta sexta-feira, 29.

O Cariri chegou bem próximo a média após as chuvas registradas nessa quinta-feira, 28. A defasagem em relação ao que é normal para o mês era de 16.5%. Agora, está 3% abaixo do esperado, a três dias do fim do mês.

A região jaguaribana, que está 16% abaixo da média histórica para o mês de março, registrou precipitação de pelo menos 40 mm em cinco municípios: Jaguaruana, segunda maior do Estado (80mm), Russas, com a quarta maior marca do Estado (75 mm), Morada Nova (46 mm) e Jaguaretama (55 mm).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Mapa mostra os municípios que registraram chuvas entre as 7 horas dessa quinta-feria e o mesmo horário dessa sexta-feira.
Mapa mostra os municípios que registraram chuvas entre as 7 horas dessa quinta-feria e o mesmo horário dessa sexta-feira. (Foto: Reprodução/Funceme)

Leia mais: Chuvas no Ceará ficam acima da média histórica para março pela segunda vez nesta década

A região do Sertão Central, uma das mais secas do Estado, registra, a três dias para o fim de março, 17.8% de lacuna em relação à média histórica.

Em Fortaleza, o total registrado, no posto da Água Fria, foi de 24 milímetros entre às 7 horas dessa quinta-feira e o mesmo horário desta sexta-feira, 29.

Açudes

A capacidade total dos 155 açudes do Estado está em 13,8%. O Castanhão, localizado no município de Alto Santo, está com 3,65% de sua capacidade. Mesmo com a proximidade do fim do segundo mês da quadra chuvosa, o volume tem apenas caído desde maio do ano passado. Nas últimas 24 horas, Alto Santo registrou 10.4 mm de chuva.

Ja no açude de Orós, localizado no leito do rio Jaguaribe, a situação é um pouco melhor, o volume disponível é de 5,26%. Até o fechamento desta matéria, a Funceme não havia divulgado os dados de chuva para esse município.

Há 24 açudes sangrando no Ceará. Entretanto, mais da metade deles tem capacidade menor que 20 bilhões de litros, mais de 10 vezes inferior ao volume do Castanhão.

Previsão

A Funceme prevê para esta sexta-feira nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o estado. Na Capital, a temperatura deve variar entre 23ºC e 32ºC.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags