Participamos do

Municípios do Cariri têm maior quantidade de chuva em dia com precipitações em 140 municípios

A quatro dias do fim do mês de março, três macrorregiões do Estado ainda não alcançaram a média histórica
10:23 | Mar. 28, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Choveu em 140 municípios nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. A maior precipitação, de 102 milímetros (mm), foi registrada no município de Abaiara, localizado no Cariri. A região vem registrando chuvas 16,5% abaixo da média no mês de março. Esse é o terceiro mês consecutivo de 2019 que a área fica abaixo da média histórica.

Outros sete municípios do Cariri registraram índices de pelos menos 50 milímetros. Entre eles estão Crato (75mm), Milagres (65 mm) e Juzeiro do Norte (56 mm).

Em Juazeiro, a chuva casou o transbordamento da lagoa da Associação dos Professores Universitários do Cariri (Apuc). De acordo com informações da Rádio O POVO CBN Cariri, essa situação é recorrente e a Prefeitura alega que não teria recursos para investir na reforma, estimada em R$ 70 milhões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mapa mostra municípios que registraram chuvas entre as 7 horas desta quarta e o mesmo horário desta quinta.
Mapa mostra municípios que registraram chuvas entre as 7 horas desta quarta e o mesmo horário desta quinta. (Foto: Reprodução/Funceme)

O município de Araripe, na região do Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das mais secas do Estado, chegou à marca de 58 mm. Iguatu e Solonópole, na mesma área, registraram 51 mm e 47 mm, respectivamente.

+ Barragem transborda e estrada entre Santana do Acaraú e Sobral é bloqueada, na noite desta quarta-feira, 27

Em relação à média histórica, o Sertão Central tem déficit de 22,6% em março. A região registra, a quatro dias do fim do mês, a primeira marca de chuvas abaixo da média neste ano.

Na região de Jaguaribana, que apresenta a maior lacuna em relação à média histórica neste mês (22,9%), três municípios registram chuvas superiores a 50 mm: Quixeré (63 mm), Jaguaribe (50,6 mm) e Ererê (50 mm).

Em Fortaleza, a precipitação chegou ao número de 29 mm entre às 7 horas dessa quarta-feira e o mesmo horário desta quinta-feira.

Previsão

Para esta quinta-feira, 28, a Funceme prevê céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões do Estado. Na capital, a temperatura deve variar entre 23ºC e 32ºC.

Confira as 10 maiores chuvas do dia

Abaiara (Posto: Abaiara) : 102.0 mm

Crato (Posto: Lameiro) : 75.0 mm

Bela Cruz (Posto: Prata) : 66.0 mm

Milagres (Posto: Milagres) : 64.8 mm

Quixeré (Posto: Quixere) : 63.0 mm

Santana Do Cariri (Posto: Dom Leme) : 62.8 mm

Crato (Posto: Crato) : 59.8 mm

Altaneira (Posto: Altaneira) : 59.0 mm

Araripe (Posto: Brejinho) : 57.8 mm

Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte) : 56.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags