Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Prefeitura de Fortim instala contenções para evitar passagem de óleo para o Rio Jaguaribe

Até o momento, duas barreiras já foram instaladas na região
16:55 | Nov. 06, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A prefeitura do município de Fortim deu início, no último sábado, 2, a instalação de contenções para evitar a passagem do óleo que tem contaminado as águas do Nordeste para o rio Jaguaribe. Na manhã desta terça-feira, 6, a segunda barreira foi colocada.

Confira vídeos:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o secretário do meio ambiente da região, Pedro Wilson, alguns resquícios do material, que ficaram presos na primeira contenção, já foram recolhidos. Até o momento, segundo ele, o turismo na região não foi afetado. Conforme a necessidade, existe a possibilidade de uma terceira contenção ser instalada.

A primeira barreira possui 250 metros de comprimento e 4 metros de profundidade. Ela foi colocada em um local estratégico do rio onde as ondas são mais fortes e, por isso, é mais resistente. Já a segunda, foi instalada em uma área de maré baixa e com pouco movimento.

Apesar de o turismo não ter sido afetado, os moradores da região que vivem da pesca de animais que habitam o rio afirmam que estão sendo prejudicados pela ameaça do óleo. De acordo com Luzirene Gomes Ribeiro, presidente da colônia de pescadores de Fortim, as pessoas deixaram de comprar os pescados com medo da contaminação.

"Está afetando a nossa renda. Todo dia eles [pescadores] saem e pescam para vender. Depois do óleo, não tem quem compre. Agora, estão pescando apenas para se alimentar", disse.

Segundo ela, não é possível mensurar o tamanho do prejuízo. Além disso, de uns tempos pra cá, vários animais já apareceram mortos na região. Alguns, inclusive, com resquícios do óleo no sistema, como crustáceos. "A própria população está trabalhando na limpeza dessas praias", afirmou.

Com informações do repórter ítalo Cosme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar