Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Justiça obriga Estado a pagar medicação de paciente idoso com esclerose em Farias Brito

O paciente, que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), precisa de Rilutek 50mg, que custa, em média, R$ 1.800
10:52 | Jun. 01, 2015
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou, na sexta-feira, 29, uma ação civil pública para obrigar o Estado do Ceará a fornecer a medicação de alto custo de um idoso, em Farias Brito,481,1 km de Fortaleza. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida pelo juiz de Direito Leonardo Afonso Franco de Freitas, conforme o órgão.

O paciente, que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), precisa de Rilutek 50mg, que custa, em média, R$ 1.800. A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça da comarca de Farias Brito, Cleyton Bantim da Cruz.

A ELA, que teve atenção mundial após o “Desafio do Balde de Gelo”, é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal.

Os sintomas da doença incluem fraqueza muscular, endurecimento dos músculos (esclerose) inicialmente num dos lados do corpo (lateral), atrofia muscular (amiotrófica), cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar