12 trabalhadores são resgatados de situação análoga à escravidão no Eusébio

Vítimas receberam pagamentos e retornaram aos municípios de origem

Ação de fiscalização resultou no resgate de 12 trabalhadores de condição análoga à escravidão após uma operação no município do Eusébio, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. 

O resgate foi feito em uma fiscalização de rotina, que contou com a participação de uma equipe de auditores-fiscais do Ministério do Trabalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a investigação, os trabalhadores eram aliciados nas cidades de Caridade, CascavelIrauçubaMiraíma. De lá, eram levados ao Eusébio para exercerem atividades relacionadas à construção civil.

Os auditores-fiscais do Trabalho também constataram que as contratações eram feitas de maneira informal, sem registro na carteira de trabalho e descumprindo as normas legais.

Além de serem submetidas a jornadas de trabalho sem descanso semanal, as vítimas viviam em situação precária e ficavam alojadas em instalações consideradas degradantes. O canteiro de obras encontrado chegou a ser imediatamente embargado pelos auditores que apontaram risco grave e iminente à integridade física dos trabalhadores.

Todos os trabalhadores resgatados receberam cerca de R$ 95.693,33 em verbas rescisórias correspondente ao tempo de trabalho prestado.

A Auditoria emitiu as guias de Seguro-Desemprego Especial do Trabalhador Resgatado, nas quais as vítimas têm direito a receber três parcelas de um salário mínimo cada. Após o pagamento, os trabalhadores puderam retornar aos municípios de origem.

A ação também contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Secretaria de Direitos Humanos (Sedih) do Ceará no atendimento dos trabalhadores. A operação segue em andamento em razão do embargo da obra e da lavratura de infrações da empresa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

trabalhadores em situação analoga a escravidao resgate de trabalhadores ceara resgate trabalhadores eusebio trabalho analogo escravidao eusebio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar