Participamos do

Operação cumpre mandados contra suposto esquema de corrupção na Câmara Municipal de Crateús

Um secretário, quatro empresários, quatro vereadores e quatro servidores da Câmara Municipal de Crateús, a 359,1 quilômetros de Fortaleza, foram alvos da Operação nesta quinta-feira
13:10 | Set. 17, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e da 4ª Promotoria de Justiça de Crateús, deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 17, a Operação Vértice. A denúncia é de suposta corrupção, peculato e lavagem de dinheiro em contratos da Câmara Municipal de Crateús, a partir do ano de 2015, para serviços de assessoria contábil e financeira. Estão sendo cumpridos três mandados de prisões temporárias e 15 mandados de busca e apreensão. A movimentação financeira no esquema seria de quase R$ 1 milhão.

LEIA MAIS| MPCE desarticula quadrilha de policiais que extorquia facções criminosas 

Mais de 600 procedimentos para fiscalização de gastos públicos na pandemia já foram instaurados pelo Ministério Público

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os alvos da Operação são um secretário municipal, quatro empresários, quatro vereadores e quatro servidores da Câmara Municipal. Os nomes não são divulgados para não atrapalhar as investigações. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da Comarca de Crateús e estão sendo cumpridos nas cidades de Crateús, Poranga, Barroquinha e Fortaleza, com diligências também no estado do Piauí. A Operação do MPCE teve o apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil.

De acordo com o promotor de Justiça Flávio Bezerra, o esquema criminoso supostamente envolvida servidores, vereadores e empresários envolvidos com a Câmara Municipal da cidade. “Verificou-se que empresas de consultoria contábil, administrativo e financeiro, prestavam serviço de fachada e repassavam quase a totalidade dos novos recebidos aos suspeitos, que chegaram a movimentar quase R$ 1 milhão”, informa.

Em nota, o presidente da Câmara Municipal de Crateús, Manoel Conegundes Soares esclarecer que cidade foi surpreendida, nesta quinta, com o cumprimento de dezesseis mandados de busca e apreensão e decretação de três prisões, em que se apura supostas irregularidades ocorridas nos exercícios de 2015 e 2016. “Salta aos olhos que os fatos apurados são desvinculados da atual gestão do Legislativo Crateuense”, avisa o comunicado. Na nota, a presidência diz que sempre atendeu, com respeito e atenção, às diligências do grupo de promotores oficiante na Comarca e que aguarda que todos os atos deste processo sejam praticados em sintonia com o devido processo legal.

A nota informa ainda que, por cautela, a presidência pondera que todos devem evitar juízos precipitados de antecipação de culpa, que espera que os acionados possam exercer suas defesas de modo amplo, esclarecendo os pontos controversos. Finaliza afirmando o compromisso em colaborar com a Justiça e de continuar lutando em favor de melhores dias para o povo da sua terra.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar