Chorozinho registra maior tremor de terra do Ceará em 2023

Tremor ainda é classificado como de baixa magnitude e dentro da normalidade para o Estado

Um tremor de terra de 2.7 mR (unidade de medida para tremores de terra) foi registrado na tarde dessa quarta-feira, 26, no município de Chorozinho, a cerca de 69 km de Fortaleza. É maior abalo sísmico do Ceará em 2023.

As vibrações puderam ser sentidas por moradores de cidades próximas ao local, como Pacajus, que fica a menos de 20 minutos do epicentro, e Cascavel.

De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis-UFRN), que monitora abalos sísmicos em todo o Nordeste, os tremores foram causados pela reativação de falhas geológicas na região.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O tremor de maior magnitude do Estado neste ano supera o abalo de 2.5 mR ocorrido em Itapajé, no último mês de março. Apesar da marca, o Labsis reforça que esse ainda é um tremor de baixa intensidade, dentro da normalidade para o Estado.

A maior frequência de tremores deste ano aconteceu no município de Maranguape, durante o início do mês de maio. Ao todo, sete ocorrências foram registradas entre os dias 1° e 4 de maio.

A recorrência foi alvo de estudo do Labsis, junto à Defesa Civil do Estado e à Defesa Civil de Maranguape, resultando na instalação de um sismógrafo (instrumento que detecta, amplia e registra as vibrações da Terra) na região.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

terremotos tremores de terra falhas geológicas sismologia Labsis

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar