Participamos do

Caso Mizael: Justiça declara incompetência da Auditoria Militar

Decisão de 1º grau determinou que inquérito que viu legítima defesa na ação fosse enviado à Comarca de Chorozinho, onde corre investigação que aponta homicídio doloso
16:41 | Out. 30, 2020
Autor Lucas Barbosa
Foto do autor
Lucas Barbosa Repórter do caderno de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Justiça Militar Estadual declarou não ser de sua competência a análise do inquérito policial militar (IPM) que investigou a morte de Mizael Fernandes da Silva Lima, adolescente de 13 anos morto em intervenção policial em 1º de julho último em Chorozinho (a 72 km da Capital). Com isso, a peça foi enviada para análise da Comarca de Chorozinho, onde já transcorria inquérito da Delegacia de Assuntos Internos (DAI) que viu homicídio qualificação na ação — o IPM havia concluído por legítima defesa.

A decisão, tomada terça-feira, 27, foi tornada pública nessa quinta-feira, 29. Na decisão, o juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, titular da Auditoria Militar, diz que entende caber à Justiça Militar a análise inicial acerca da existência de dolo, culpa ou excludente de ilicitude em mortes decorrentes de intervenção policial. No entanto, ele cita que recentes decisões do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) determinam o envio imediato a Varas do Júri.

"Atento à tais decisões, compreendo que é mais prudente e eficiente determinar de logo a remessa dos autos, para a análise pelo juízo com competência para o julgamento pelo Tribunal do Júri, mas destaco que ainda me perfilo ao entendimento já apresentado nas decisões anteriores", afirma o juiz na decisão. A Promotoria de Justiça Militar e Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público Estadual (MPCE), já havia opinado pelo declínio de competência, pois entendia haver indícios de crime doloso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, a defesa dos militares investigados conta não ter sido intimada ainda da decisão, não tendo como se manifestar, portanto. "Todavia logo que tiver conhecimento irá analisar a decisão para tomar as medidas que entender necessárias para a defesa dos seus constituintes, buscando sempre pelo respeito aos Princípios Constitucionais do Contraditório, da Ampla Defesa e do Devido Processo Legal", afirma o advogado Leonardo Feitosa, vice-presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF). Ele também destacou não ter como analisar a decisão em razão do sistema de consulta processual do TJCE estar indisponível até a próxima segunda-feira, 2.

Relembre o caso

Família denuncia que adolescente de 13 anos teria sido morto por policiais

PMs envolvidos em operação que matou Mizael Fernandes são afastados

"Fiz merda", teria dito PM após atirar contra adolescente de 13 anos que estava dormindo

Adolescente chegou sem vida ao hospital de Chorozinho

Indícios sugerem que local da morte de Mizael pode ter sido lavado

Justiça nega trancamento de inquérito em delegacia sobre morte de Mizael 

"Será que esse policial contou para o filho dele o que fez com meu filho?"

Sargento é indiciado por homicídio de Mizael Fernandes

Inquérito da PM conclui que policiais que mataram Mizael em Chorozinho agiram em legítima defesa

IPM usou depoimento de indicados pela defesa para afirmar que Mizael era faccionado

"IPM trouxe a verdade dos fatos", diz Defesa

MP aponta indícios de crime doloso no caso Mizael

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar