Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Professores do município de Cariús entram em greve

12:35 | Ago. 05, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta segunda-feira, 5, os docentes do município de Cariús, distante 420 km de Fortaleza, entraram em greve. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município, Francisco Wilderlândio, os professores não receberam o pagamento de junho, nem o retroativo do piso salarial de janeiro a abril de 2013 e o terço das férias. Wilderlândio afirmou que a greve só terminará quando a Prefeitura Municipal efetuar os pagamentos.

O Sindicato protocolou, nesta manhã, uma ação civil pública na Justiça da comarca de Cariús, na qual pede o pagamento dos salários atrasados em até 48h. Além disto, requer a criação de um calendário de pagamento a partir de agosto, no qual os servidores devem receber o salário no quinto dia útil de cada mês. Caso não seja cumprida a determinação, o Sindicato pede o bloqueio de 60% do orçamento da Prefeitura para o pagamento dos docentes.

De acordo com o Sindicato, houve uma reunião com prefeito de Cariús, João Gilvan de Oliveira (PPL), na qual ele informou que não tinha como quitar a dívida de uma vez, pois teria que organizar a folha de pagamento. Além disto, o prefeito teria sugerido o adiamento das aulas para o dia dois de setembro para realizar o pagamento, segundo o Sindicato. A sugestão não foi aceita pelos servidores.

O calendário de aulas de Cariús começaria nesta segunda-feira, 5, porém, com a greve instaurada, alunos e professores não compareceram ao local. O POVO Online entrou em contato com a Prefeitura, mas no momento não havia ninguém para se pronunciar sobre o assunto.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar