MPCE quer que Caririaçu construa Centro de Controle de Zoonoses

Ação foi ajuizada após processo que chegou a incluir audiências com a Prefeitura; administração municipal também não emprega veterinários para controle de aniais na cidade

05:55 | Mai. 26, 2022

Segundo MPCE, Prefeitura de Caririaçu foi omissa ao não resolver a demanda por um Centro de Controle de Zoonoses; ação pede que administração municipal construa equipamento em até 12 meses (foto: Edimar Soares em 02.09.2015)

O Ministério Público do Ceará (MPCE) ajuizou uma ação contra a Prefeitura de Caririaçu, no Cariri. O processo pretende obrigar a administração municipal a construir um Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo o MPCE, a iniciativa foi tomada após rodadas de negociação com a Prefeitura, buscando resolver os problemas da cidade com animais abandonados. O município teria tentado, sem sucesso, firmar parcerias com o Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte e com uma universidade particular para solucionar a questão.

Diante disso, e da falta de veterinários contratados pelo município, o MPCE decidiu reforçar judicialmente a necessidade de um equipamento do tipo. Na abertura da ação, foi feito um pedido de tutela de urgência, para obrigar a construção do Centro de Controle de Zoonoses em até 12 meses.

Além de construir o equipamento, o MPCE solicita que a Prefeitura pague uma indenização a título de danos morais coletivos causados ao meio ambiente. Segundo o órgão, o valor deve ser pago devido à omissão da Prefeitura em atender às demandas de zoonoses.

Mais notícias do Ceará