PUBLICIDADE
Notícias

Criança é internada com meningite meningocócica

Proveniente de Caririaçu, ela foi levada ao Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha

09:57 | 11/06/2015

Uma criança de 4 anos, natural de Caririaçu, no Cariri cearense, contraiu meningite meningocócica. Ela foi internada na segunda-feira, 8, no Hospital São Vicente de Paula — cidade de Barbalha, a 35km de distância da cidade natal —, onde está isolada.

A criança começou a apresentar os sintomas no dia 2 de junho. Devido à suspeita de meningite, ela foi encaminhada a um hospital em Juazeiro do Norte. Na segunda-feira, 9, ao não melhorar o estado de saúde, a criança foi encaminhada à Barbalha. Nessa quarta-feira, 10, a doença foi confirmada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caririaçu informa ter isolado a creche em que a criança estuda e a casa em que ela mora. Também foram realizadas medidas profiláticas com as pessoas que entraram em contato com a criança, através de medicamentos para conter possíveis propagações da doença.

Este é o 12º caso de meningite registrado no ano no Ceará, o primeiro em Caririaçu. Três pessoas já morreram em decorrência da doença.

A doença

A meningite é caracterizada por dor de cabeça, vômito, rigidez no pescoço, e, em alguns casos, febre e manchas avermelhadas. É causada por vírus, bactérias ou fungos, que provocam a inflamação das meninges — membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

A meningite é contagiosa, podendo ser transmitida por secreções respiratórias, saliva expelida ao tossir e espirrar e por outras formas de contato próximo. Pode-se ter a doença e não apresentar sintoma dela, mas, ainda assim, transmiti-la.

A doença é comum nesta época do ano, assim como outras doenças autolimitadas (quando o sistema imunológico combate o invasor estranho).


Redação O POVO Online, com informações de Amaury Alencar/Especial para O POVO

TAGS