Camocim registra maior chuva do Ceará no dia; confira

Estado deve ter precipitações em todas as macrorregiões nos próximos dias; expectativa é de chuvas generalizadas até o fim do dia

Com 150 milímetros (mm), o município de Camocim, a 357 quilômetros (km) de Fortaleza, registrou a maior chuva do Ceará no dia, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme). Além desta, as cidades de Potiretama, com 110 mm, e Granja, com 70 mm, completam as maiores precipitações até atualização desta manhã.

De acordo com a Funceme, esse cenário de fortes chuvas deve perdurar pelo menos até a próxima quinta-feira, 28, quando são esperadas chuvas generalizadas em toda a região Centro-Norte do Estado. O registro de chuvas no dia leva em consideração o período entre as 7 horas de terça-feira, 26, ate as 7 horas de quarta, 27. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na área que compreende o Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba, norte do Sertão Central, Inhamuns e norte da região jaguaribana, as maiores chuvas devem ocorrer entre as madrugadas e manhãs.

Também há possibilidade de chuvas nos locais mais ao sul do Ceará, como Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. No entanto, para essas áreas, a expectativa é de chuvas com intensidade de fraca a moderada durante os períodos da tarde, noite e madrugada.

Veja os 10 maiores registros de chuva no dia:

1 - Camocim: 150 mm
2 - Potiretama: 110 mm
3 - Granja: 70 mm
4 - Granja: 70 mm
5 - Icapuí: 67 mm
6 - Alto Santo: 64 mm
7 - Várzea Alegre: 60 mm
8 - Acaraú: 56 mm
9 - Beberibe: 51 mm
10 - Porteiras: 45 mm

Chuvas em Fortaleza e RMF

Em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF), não é descartada a ocorrência de chuvas até o fim desta quarta. Já na quinta são esperados registros isolados, com o céu variando entre parcialmente nublado a poucas nuvens.

Conforme a Defesa Civil da Capital, duas ocorrências ocasionadas pelas chuvas foram atendidas durante a madrugada desta quarta, 27, sendo um risco de desabamento no bairro Cais do Porto e um risco de alagamento no José Bonifácio.

Ainda na Capital, o cruzamento da avenida Zezé Diogo com a rua Jamaica, na Praia do Futuro, foi interditado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) devido à queda de uma árvore durante as chuvas registradas na madrugada. 

A Funceme aponta as chuvas que caem sobre essas regiões, principalmente na porção norte do Ceará, são resultado da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente encontra-se entre 0 e 1º ao sul da linha do Equador.

Junto a ela, áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil, efeitos de brisa (terrestre e marítima) e a combinação de temperatura, umidade e relevo têm propiciado as chuvas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas quadra chuvosa previsao tempo maior chuva funceme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar