Participamos do

Filhote de peixe-boi resgatada em Beberibe passará pelo menos dois anos em reabilitação

Resgatada após encalhar nesse domingo, 20, a filhote ficará sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Aquasis, em Caucaia
21:09 | Set. 21, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma filhote de peixe-boi, de apenas um ano de vida, foi resgatada na praia de Tabuba do Morro Branco, no município cearense de Beberibe, nesse domingo, 20, às 14 horas. Ela encalhou três horas antes e foi mantida por populares e veranistas até a chegada da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). De acordo com a entidade, o animal estava com um quadro de leve desidratação.

LEIA MAIS| Cativeiro para soltura de peixes-bois reabilitados após encalhe recebe os primeiros animais no Ceará

A peixe-boi foi levada até o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Aquasis, onde foi examinada. Medindo 1,28 metros e pesando 34 kg, ela passará por exames complementares de avaliação. Segundo a Aquasis, o animal se encontra com um "bom estado de saúde" após ter passado por avaliação clínica. Mais detalhes serão revelados após a realização de exames de sangue (hemograma e bioquímica sérica).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A filhote ficará no CRMM para um processo de reabilitação de, no mínimo, dois anos até estar apta ao processo de retorno ao seu ambiente natural. "O processo de reabilitação de peixes-bois é longo. Para serem devolvidos à natureza, os animais precisam estar totalmente adaptados à dieta herbívora, similar a que encontrarão na natureza, apresentarem tamanho, peso e comportamento ideal, bem como condição de saúde favorável", explica Vitor Luz, médico veterinário e coordenador do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da Aquasis.

Falta de ambiente adequado favorece encalhe

O veterinário afirma que os casos de encalhe de filhotes de peixe-boi são comuns e frequentes devido à falta de áreas adequadas e preservadas para as fêmeas cuidarem dos filhotes. "O nascimento em áreas de mar aberto expõe os recém-nascidos a fortes ondas, ventos e correntes, favorecendo a separação da mãe e o posterior encalhe. Outra possibilidade é o abandono pela fêmea com falta de experiência e habilidade materna. Raramente os encalhes de filhotes estão associados a problemas de saúde ou mortalidade das mães", comenta Vitor Luz.

O encalhe de peixes-bois no Ceará tem uma média de quatro ocorrências por ano. De acordo com o coordenador do PMM da Aquasis, o Estado é o recordista nacional de casos do tipo com peixes-bois marinhos, especialmente os mais novos. Vitor Luz pondera que os filhotes de peixe-boi marinho são dependentes da mãe até os dois anos de idade e, portanto, o regaste é essencial para que eles não morram. As taxas de sobrevivência e sucesso na reabilitação feita no CRMM, em Caucaia, são superiores a 90%.

O que fazer ao encontrar um animal encalhado?

A Aquasis é a instituição responsável pelo atendimento e encalhes de mamíferos marinhos no Ceará. Os números para contato são: (85) 3113.2137 / (85) 9800.0109 / ou CIOPS 193.

A Aquasis desenvolveu uma cartilha sobre o resgate de mamíferos marinhos (botos, baleias, golfinhos e peixes-bois) em 2015. É possível acessá-la pelo site da organização. As recomendações a seguir foram retiradas da cartilha e tratam sobre o cuidado para mamíferos marinhos:

Animal encalhado vivo

Se aproxime devagar e fale baixo para não assustá-lo;

Observe se o animal está respirando ou se mexendo;

Ligue imediatamente para a equipe da Aquasis;

Não toque na boca e tome cuidado com as nadadeiras para não se machucar;

Nunca puxe pela cauda;

Leve para um local seguro (piscininha, rio, local coberto). Filhotes de peixe-boi podem ser colocados em colchonetes até a chegada da equipe. Não coloque-o na água;

Proteja do sol: faça uma sombra, cubra com panos claros e molhe a pele sempre;

Cuidado para não jogar água nas narinas ou respiradouro (o buraquinho no topo da cabeça de golfinhos e baleias) quando estiverem abertos;

Cave buracos em volta das nadadeiras e coloque água;

Afaste os curiosos. Se precisar, chame os Bombeiros ou Policiais (Ligue 193 ou 190);

Nunca devolva o animal para o mar;

Não alimente!

Animal encalhado morto

Se aproxime e veja se o animal respira ou se mexe;

Evite tocar, você pode pegar alguma doença;

Se capturar por acidente na rede, leve-o para a praia;
Ligue para a equipe da Aquasis;

Tire fotos;

Amarre ou arraste para impedir que a maré leve;

Afaste as crianças e animais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar