Participamos do

Após fortes chuvas, açude Tijuquinha, em Baturité, volta a sangrar nesta segunda-feira, 6

Baturité foi destaque de precipitações no Estado nas últimas 24 horas com o registro do terceiro maior acumulado no período
19:55 | Jul. 06, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com as fortes chuvas que começaram a banhar o Ceará ainda na madrugada, o açude Tijuquinha, localizado na serra do município de Baturité, voltou a sangrar nesta segunda-feira, 6. De acordo com a Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório atingiu a lâmina de sangria de 60 cm.

Baturité foi destaque de precipitações no Estado nas últimas 24 horas com o registro do terceiro maior acumulado no período. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7 horas de domingo e o mesmo horário desta segunda-feira, choveu 80 milímetros no município.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a Cogerh, a chuva ajudou a restabelecer a sangria no manancial, que abastece Baturité e distritos próximos. O reservatório ainda auxilia na recarga hídrica do açude Aracoiaba, localizado no município vizinho de mesmo nome.

LEIA MAIS| Chuvas no Ceará ficam 16,6% abaixo da média em junho

Para esta terça-feira, 7, a previsão é de possibilidade de mais chuvas no Maciço do Baturité, região onde está localizada o açude, além da faixa litorânea e o Sertão Central e Inhamuns. Análises realizadas pela Funceme, nesta segunda-feira, apontam ainda que as macrorregiões do centro-norte do Ceará devem continuar recebendo precipitações até esta terça.

Precipitações

Dados atualizados às 16h50min desta segunda indicam que choveu em 57 municípios cearenses nas últimas 24 horas. São Gonçalo do Amarante e Paracuru registraram os maiores acumulados, com 185 mm e 106 mm respectivamente e marcaram as suas maiores chuvas de 2020.

Em Caucaia, foram 72.8 mm. Já em Fortaleza o registro foi de 57.6 mm. A Capital e Região Metropolitana amanheceram sob forte chuva, que continuou durante o dia e segue, de forma menos intensa, nesta noite de segunda.

Veja as dez maiores chuvas das últimas 24 horas:

São Gonçalo do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 185.0 mm

Paracuru (Posto: Jardim Do Meio) : 106.0 mm

Baturité (Posto: Baturite) : 80.0 mm

Caucaia (Posto: Caucaia) : 72.8 mm

Paracuru (Posto: Paracuru) : 70.9 mm

Fortaleza (Posto: Pici) : 57.6 mm

Quixeramobim (Posto: Passagem ) : 49.0 mm

Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 43.6 mm

Iracema (Posto: Ac.santo Antonio Bastioes) : 38.0 mm

São Gonçalo do Amarante (Posto: Sede) : 38.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar