Corpo de homem é resgatado em lagoa no Aquiraz

Vítima tinha 40 anos e foi encontrada por volta das 17h30 desta quinta-feira, 28

Agentes da Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizou, no fim da tarde da última quinta-feira, 28, o resgate do corpo de um homem de 40 anos de idade, morto após se afogar em uma lagoa localizada no Centro de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza.


A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi acionada por volta das 15h30 para fazer as buscas pelo homem. A operação foi acompanhada por amigos e familiares da vítima.
No entanto, o corpo do homem foi resgatado a aproximadamente três metros de profundidade por volta das 17h30.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Para realizar o resgate, os Bombeiros utilizaram o método conhecido como “raio linear”. Nesse método, os mergulhadores não sabem a localização do alvo, mas é provável que ela esteja em uma determinada linha.


Conforme informações dos Bombeiros, durante a busca linear, os mergulhadores se movem em uma linha reta, indo da frente para traz, ao longo da linha. O tamanho da linha é determinado geralmente pela visibilidade e terrno das buscas.


Esse método é bastante eficaz em buscas realizadas em locais estreitos e longos, como rios e estradas, destaca o Corpo de Bombeiros. No entanto, dependendo das condições, pode ser aplicado em outros locais.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 75% das mortes por afogamento acontecem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% dos óbitos ocorrem porque as pessoas não respeitam os riscos do local, limites pessoais, ou ingestão de bebidas alcoólicas, além de não saberem como agir durante o afogamento.


Para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros alerta para os seguintes cuidados:


1 – não entrar na água após ingerir álcool;
2 – não se estrair das crianças, olhando apenas para o celular;
3 – tirar selfies em locais seguros. Nada de tirar fotos em pedras pontiagudas ou píeres com sinais de deteoriação, por exemplo;
4 – se estiver em um local desconhecido, busque estar próximo aos salva-vidas. Caso não tenham profissionais na área, busque informações com os nativos do local.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar