Semace realiza audiência pública sobre construção de Aterro Sanitário em Aquiraz

Evento foi transmitido por meio do canal do YouTube da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para apresentação do projeto de implantação do novo equipamento

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deu início as tratativas do projeto que prevê a implantação do Novo Aterro Sanitário de Aquiraz. O começo do andamento do processo de licitação para o futuro empreendimento foi marcado pela realização de audiência pública na sexta-feira, 6 de agosto. 

Além da apresentação do novo aterro, o evento contou com divulgação dos estudos ambientais da obra e apreciação do projeto pela comunidade, setor público e demais interessados. O evento aconteceu às 15 horas, no Teatro Tapera das Artes, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e com duração de mais de 2 horas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O empreendimento, proposto pela empresa Marquise Ambiental, objetiva atender a demanda de destinação final de resíduos sólidos urbanos e não perigosos, CLASSE II (NBR-10004), gerados em Aquiraz, Eusébio e municípios próximos. Com isso, é possível evitar danos ambientais oriundos da destinação inadequada desses materiais.

"Tendo em vista que temos muitos lixões na cidade que não usam tecnologias adequadas para tratar dos resíduos sólidos, caso esse empreendimento seja considerado viável, será de grande importância para que possamos melhorar a gestão dos resíduos sólidos", comenta Waslley Maciel, gerente de licenciamento ambiental da Semace. 

O projeto possui área total de 163,25ha, em que será utilizada parcela de 34,25ha (29%) para a implantação do Aterro. A construção do equipamento será em Aquiraz, a cerca de 16 km da cidade e 38 km de Fortaleza. A Caponga da Bernarda é o ponto de referência mais próximo, ficando a 1,5 km de distância.

Estima-se que o futuro aterro sanitária terá vida útil de 39 anos, com capacidade para tratamento de 292 mil toneladas de resíduos. "A realização da audiência pública é só uma fase inicial, ainda iremos avaliar tecnicamente o projeto, serão cinco técnicos de diversas formações para avaliar o projeto, sua viabilidade e sustentabilidade", pontua Waslley. 

A realização da audiência pública se deu como parte do processo tradicional de licenciamento ambiental de um empreendimento sujeito à elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Durante o evento, foi possível a população ter acesso às informações sobre o EIA/Rima do empreendimento. Ainda, foi possível esclarecer as dúvidas a respeito do equipamento.

Os focos da análise do projeto é a adequação do novo empreendimento com os ideias de sustentabilidade do tratamento de resíduos sólidos no Ceará, com a implementação de tecnologias capazes de minimizar os prejuízos socioambientais gerados pelo acúmulo do lixo. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aterro Sanitario Aquiraz Semace audiencia Publica aterro sanitario aquiraz eusebio lixao aquiraz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar